Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Importância Regional

Atualizado em 14/12/16 14:10.

Importância do PPGCA no contexto regional e nacional

O PPGCA é um programa que busca constantemente atender as demandas da região em que está inserida, formando profissionais com o perfil demandado pelo mercado e desenvolvendo pesquisas com resultados importantes para a economia e para o desenvolvimento sustentável. Tem buscado valorizar os recursos naturais regionais considerando os modelos animais heterogêneos quanto à saúde animal, as potencialidades em recursos genéticos do ponto de vista macro e microssistêmico (a exemplo: ruminantes, aves, perus, suínos, cães, gatos, animais selvagens, animais de laboratório, fungos, bactérias, vírus), o desenvolvimento de alimentos para animais e a qualidade de alimentos de origem animal. 

A área de abrangência do PPGCA possui características naturais, específicas para biomas de importância mundial. O bioma cerrado, o qual está inserido o estado de Goiás e demais fronteiras adjacentes possui particularidades relevantes e que merecem destaque no cenário nacional. Ciente disso, o PPGCA tem trabalho constantemente na pesquisa, divulgação e valorização das raças locais brasileiras, como os bovinos Curraleiro Pé-Duro e Pantaneiro, bem como animais do cerrado ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trydactyla), uso de plantas e frutos do cerrado com finalidade medicinal, tais como o barbatimão (Stryphnodendron sp) e pequi (Caryocar brasiliense). É importante salientar que o PPGCA integra a Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – Pró-Centro-Oeste e vários outros projetos de pesquisa, que necessitam de ações finalísticas junto à comunidade. Essas atividades extensionistas estão vinculadas a projetos na área da saúde e produção animal que envolvem agricultura familiar, assentamentos rurais e comunidades tradicionais, como os habitantes do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do país. 

Adicionalmente, o Estado de Goiás apresenta relevo, clima, localização geográfica, densidade populacional humana e, sobretudo, animal favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas e qualificação de profissionais voltados ao agronegócio. A região Centro-Oeste tem buscado contínuo avanço do parque agroindustrial e tem se beneficiado da nova orientação econômica resultante do desvio dos polos das regiões Sul e Sudeste para o centro e norte do país. O PPGCA tem formado recursos humanos aptos à desenvolverem soluções para as demandas regionais e nacionais. Por esses motivos, os investimentos na qualificação dos profissionais que irão atuar nesse mercado, a geração de conhecimento aplicável às condições locais e à inovação tecnológica, não são negligenciados ou considerados menos importantes do que os realizados em outras áreas do conhecimento.

Listar Todas Voltar