Ementa: Neuropatologia Veterinária

06.Semestre: 1º
07.Objetivos:
Gerais:
Ao final da disciplina, o aluno de pós-graduação deverá estar apto a reconhecer e interpretar aspectos normais e patológicos do sistema nervoso, bem como das principais afecções neurológicas que afetam os animais domésticos.
Específicos:
- Apresentar aos alunos os aspetos embriológicos, anatômicos, histológicos e ultraestruturais do sistema nervoso, bem como das características epidemiológicas, clínicas e anatomopatológicas das afecções e enfermidades neurológicas dos animais domésticos de produção e de estimação;
- Discutir temas atuais sobre patologia comparada de neuropatologia veterinária com apresentação e discussão de seminários e trabalhos científicos;
- Desenvolver a capacidade de transmitir informações técnicas sobre neuropatologia veterinária a alunos de graduação, residentes e estagiários.
08.EmentaRevisão morfológica e organização do sistema nervoso (embriologia, anatomia, histologia e ultraestrutura), coleta do sistema nervoso central, avaliação macroscópica, linguagem da neuropatologia, componentes do sistema nervoso central e suas reações às injúrias, artefatos, não-lesões e lesões de pouco significado, alterações congênitas e malformações, doenças de bovinos, doenças de equinos, doenças de ovinos e caprinos, doenças de suínos, doenças de cães, doenças de gatos, neoplasias.
09.Programa:
14. Apresentação de seminários
Total de horas
10. Avaliação:
A nota final na disciplina será obtida pela média aritmética da participação dos alunos durante as aulas (PAA), bem como pela qualidade do seminário apresentado (QSA), conforme a seguinte equação: PAA + QSA/2 = nota final.
11.Referências Bibliográficas:
Livros, Periódicos, Outros
MAXIE, M.G. Jubb, Kennedy and Palmer’s Pathology of Domestic Animals. 5. ed, 3 vols, Edinburgh: Saunders Elsevier, 2007.
MEUTEN, D.J. Tumors in domestic animals. 4 ed. Ames: Iowa State Press, 2002. 788p.
RIET-CORREA, F., SCHILD, A.L., LEMOS, R.A.A., BORGES, J.R.J.. Doenças de ruminantes e equídeos3 ed., Vol. 1 e 2 , Santa Maria: Palotti, 2007.
SUMMERS, B.; CUMMINGS, J.F.; DE LAHUNTA, A. Veterinary neuropathology. St. Louis: Mosby, 1995. 527p.
VANDEVELDE, M.; HIGGINS, R.J.; OEVERMANN, A. Veterinary neuropathology, essentials of theory and practice. Wiley-Blackwell, 2013. 210p.
ZACHARY, J.F.; McGAVIN, M.D. Bases da patologia em Veterinária. 5 ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1344p.

Artigos científicos atualizados nacionais e internacionais, especialmente os publicados nos periódicos:
Veterinary Pathology
Journal of Comparative Pathology