Ementa: Neurologia Veterinária

5. Créditos: 3
  6. Semestre:
  7. Objetivos:

Gerais: Conferir ao discente de pós-graduação um conhecimento global de neurologia veterinária, desde o contexto micro ao macroestrutural e funcional do sistema neural, às correlações fisiopatológicas das principais afecções clínico-cirúrgicas em diferentes espécies com respectivos métodos diagnósticos e terapêuticos.

Específicos:

• Revisar os conhecimentos do discente em relação à morfologia e fisiologia do sistema neural;
  • Revisar a abordagem diagnóstica ao paciente neurológico;
  • Reconhecer as principais síndromes neurológicas de acordo com a localização da lesão e sinais clínicos relacionados;
  • Discutir métodos de diagnóstico, protocolos de tratamento e prevenção das principais afecções/condições clínico-cirúrgicas neurológicas.

8. Ementa:

A disciplina Neurologia Veterinária visa oferecer aos alunos de pós-graduação conhecimentos teóricos e práticos básicos, intermediários e avançados, sobre os seguintes temas:

- Embriologia e Histologia do Sistema Neural;

- Neuroanatomia;

- Neurofisiologia;

- Neurofarmacologia;

- Neuroanestesia e Controle da Dor;

- Eletrofisiologia na Neurologia Veterinária;

- Neuropatologia;

- Semiologia do Sistema Neural;

- Diagnóstico Laboratorial das Doenças Neurológicas;

- Neuroimagem;

- Patofisiogenia das Doenças do Sistema Neural;

- Neurologia Clínica de Pequenos Animais;

- Neurologia Clínica de Equinos;

- Neurologia Clínica de Animais de Produção;

- Neurologia Clínica de Animais Silvestres e Selvagens;

- Princípios de Neurocirurgia;

- Técnicas Avançadas em Neurocirurgia;

- Emergências Neurológicas;

- Reabilitação nas Afecções Neurológicas;

- Técnicas Experimentais em Neurologia Veterinária;

- Terapias Complementares em Neurologia Veterinária.

9. Programa: A disciplina poderá ser ministrada distribuída ao longo do semestre letivo ou na forma condensada, sendo que as datas, horários e conteúdo programático serão acertados previamente e com a antecedência necessária junto à coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

10. Estratégias de ensino: Serão realizadas no formato de aulas expositivas, discursivas e/ou seminários. Os alunos serão orientados e incentivados a buscarem literatura atualizada sobre cada assunto, utilizando os preceitos da medicina veterinária baseada em evidências, para o preparo das discussões e seminários. Após a etapa expositiva, haverá tempo para debate entre os alunos e professores, os quais estimularão o raciocínio crítico baseado em problematização. Algumas aulas práticas poderão ser realizadas em peças ou cadáveres, ao exemplo de treinamento de técnicas cirúrgicas. O aluno também deverá acompanhar e/ou auxiliar durante os atendimentos e procedimentos clínico-cirúrgicos de rotina do Hospital Veterinário, onde terão a oportunidade de discutir e sanar suas dúvidas

11. Recursos didáticos: Data show, computador, quadro e giz, microscópio. Em determinadas aulas, os alunos deverão comparecer às aulas com laptop com software específico de interpretação de imagem avançada.

12. Avaliação: Os alunos serão avaliados por sua assiduidade, pontualidade, participação nas atividades práticas e seminários apresentados. Também poderão ser realizadas avaliações teórico-práticas de assuntos específicos, na dependência do critério do professor. Independentemente da nota final obtida, será considerado reprovado o aluno que tiver 25% ou mais de faltas nas atividades programadas da disciplina.

13. Referências Bibliográficas:

1. DE LAHUNTA A, GLASS E. Veterinary Neuroanatomy and Clinical Neurology. 4ª ed. St Louis: Saunders Elsevier,      2015. 587p.

1. DEWEY, C.W.; DA COSTA, R.C. Neurologia Canina e Felina – guia prático. 3ª ed. São Paulo, Guará, 2017. 752p.
  2. DONE, S.H.; GOODY, P.C.; EVANS, S.A.; STICKLAND, N.C. Color Atlas of Veterinary Anatomy, Volume 3, The Dog and Cat, 2 ed. Mosby Elsevier, 2009. 540p.
  3. FERNÁNDEZ, V.L.; BERNARDINI, M. Neurología del Perro y el Gato. Madrid: Inter-Médica Editorial, 2007. 450p.
  4. FINGEROTH, J.; THOMAS, W. Advances in Intervertebral Disc Disease in Dogs and Cats. Iowa:Wiley-Blackwell, 2015. 344p.
  5. JAGGY, A.; PLATT, S.R. Small animal neurology: an illustrated text. Hannover: Schlütersche, 2010. 580 pp.
  6. LORENZ, M.D.; COATES, J.R.; KENT, M. Handbook of veterinary neurology. 5ª ed. St Louis: Saunders Elsevier, 2011. 560p.
  7. PLATT, S.; GAROSI, L. Small Animal Neurological Emergencies. London: Manson Publishing Ltd, 2012. 673p.
  8. PLATT, S.R.; OLBY, N.J. BSAVA Manual of Canine and Feline Neurology. 4ª ed. Athens: British Small Animal Veterinary Association, 2013. 552p.
  9. RODNEY, S.; BAGLEY, D.V.M. Fundamentals of Veterinary Clinical Neurology, 1 ed. USA:Blackwell Publishing, 2005. 570p.
  10. SHARP, N.J.H.; WHEELER, S.J. Small animal spinal disorders. Diagnosis and surgery. 2 ed. Philadelphia: Elsevier Mosby, 2005. 369p.
  11. SHORES, A.; BRISSON, B.A. Current Techniques in Canine and Feline Neurosurgery. Iowa:Wiley-Blackwell, 2017. 296p.
  12. SUMMERS, B.A.; CUMMINGS, J.F.; DE LAHUNTA, A. Veterinary Neuropathology. St. Louis: Mosby, 1995. 527p.
  13. THOMSON, C.E.; HAHN, C. Veterinary Neuroanatomy: A Clinical Approach. St Louis: Saunders Elsevier, 2012. 178p.
  14. PRADA, I. Neuroanatomia Funcional em Medicina Veterinária com Correlações Clínicas. 1ª Ed. Jaboticabal: Terra Molhada, 2014.
  15. SKERRITT, G. King's Applied Anatomy of the Central Nervous System of Domestic Mammals, 2nd Edition. Iowa: Wiley-Blackwell, 2018. 400p.
  16. MACHADO, A. Neuroanatomia functional. ed. São Paulo: Atheneu, 1993. 363p.
  17. PELLEGRINO, F.; SURANITI, A.; GARIBALDI, L. Síndromes neurológicas em cães e gatos. São Caetano do Sul: Interbook, 2003. 376p.