Ementa: Virologia e doenças virais

04.Carga horária: 32
05.Créditos: 2
06.Semestre: Terceiro
07.Objetivos: Objetiva-se que os discentes sejam capazes de conhecer as principais doenças virais dos animais domésticos, compreendendo a patogênese, a identificação de sinais clínicos e lesões das infecções virais,  culminando no  desenvolvimento de raciocínio para estratégias de controle e prevenção de doenças virais em animais domésticos.
08.Ementa: Bases da infecção, replicação e patogênese dos vírus em animais. Principais doenças virais em animais domésticos: anemia infecciosa equina, leucose enzoótica bovina, varíola bovina, raiva, rinotraqueite infecciosa bovina, diarreia viral bovina, encefalites equinas, influenza, circovirose, cinomose, Schmallenberg virus e arboviroses.
09.Programa: A disciplina será conduzida na forma de aulas expositivas e de seminários apresentados pelos discentes participantes. Os temas abordados serão definidos de acordo com o perfil de cada aluno matriculado.
10. Avaliação: A avaliação será realizada por meio de prova escrita com questões objetivas e subjetivas sobre os assuntos ministrados ou pela apresentação de seminários.
11.Referências Bibliográficas:
MEGID J., RIBEIRO M. G., PAES A. C. Doenças infecciosas em animais de produção e de companhia. Rio de Janeiro: Roca, 2016.
FIELDS, B. N. KNIPE D., HOWLEY P. M. Fields Virology. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins, 2003.
FLORES E. F. Virologia veterinária. 2ªed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.