Foto DAI

PPGCA participa do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)

Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)

            No dia 25 de abril de 2019, na Escola de Veterinária e Zootecnia, aconteceu o “Kickoff meeting” do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). Estiveram presentes os docentes, discentes e coordenadores de cursos de Pós-graduação envolvidos na proposta institucional da Universidade Federal de Goiás (UFG), contemplados pela Chamada Pública CNPq Nº 23/2018. Essa foi a primeira chamada do Programa DAI, que selecionou 38 instituições.

            A proposta da UFG foi contemplada com 06 bolsas, 03 para o Programa de Pós-graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas, 01 para o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, 01 para o Programa de Pós-graduação de Genética e Melhoramento de Plantas e 01 para o Programa de Inovação Farmacêutica. Mais detalhes são fornecidos na a seguir:

 

PPG

Docente responsável

Discente

Empresa parceira

Ciências Exatas e Tecnológicas

André Carlos Silva

Franciolli da Silva

CMOC International Brasil

Fernando Rodrigues

CMOC International Brasil

Carlos Eduardo Domingues

Ouro Verde Alimentos

 

 

 

 

Ciência Animal

Caio Monteiro

Letícia Coelho

MSD

 

 

 

 

Genética e Melhoramento de plantas

Sérgio Tadeu Sibov

Kleber Bertoni Cardoso

C4 Científica

 

 

 

 

 

 

 

Inovação Farmacêutica

Edmilson Cardoso

...

....

 

            A reunião foi conduzida pelo professor Dr. André Carlos Silva, Representante Institucional dos Projetos (RID) da UFG, junto ao CNPq. Na oportunidade, foram abordados temas a respeito do histórico, objetivo, funcionamento do DAI, resultados esperados pelo CNPq, implementação das bolsas, entre outros.

 

Foto DAI

 

O Programa

            O DAI foi lançado pelo CNPq há quatro anos, com experiência piloto na Universidade Federal do ABC (UFABC), e com resultados positivos já identificados, passou por aprimoramento e consolidação. A iniciativa, que também já está em curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), busca motivar os projetos desenvolvidos no âmbito dos programas de doutorado para que proponham soluções aos desafios apresentados por empresas. Isso certamente amplia a interação universidade-empresa e contribui para aprimorar a pesquisa acadêmica e incrementar o processo de inovação.

            O Programa visa fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Dessa forma, o Programa DAI contribui para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

Categorias: notícias