Histórico

Atualizada em 25/03/25 15:08

Conceito 5 CAPES

*Cursos Reconhecidos CAPES

 

        A Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um programa pioneiro na oferta de cursos stricto sensu no Centro-Oeste do Brasil e atualmente possui conceito 5 na CAPES. Implantado em uma região historicamente carente de programas de pós-graduação, especialmente quando comparada a outras partes do país, o PPGCA surgiu do esforço conjunto de docentes da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG) com o propósito de fomentar a geração de conhecimento e o avanço científico na região Centro-Oeste do Brasil.
        Em 2025, o PPGCA celebra 30 anos de excelência na formação de mestres e doutores altamente capacitados, que se destacam pela competência técnica e científica. Seus egressos ocupam posições estratégicas em diversos setores, incluindo órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como a Agrodefesa-GO, além de atuarem na iniciativa privada, no ensino superior – em instituições públicas e privadas –, de forma autônoma ou como empreendedores.
Ao longo dessas três décadas, o programa consolidou-se não apenas como um centro de referência em pesquisa e inovação no Centro-Oeste, mas também como um agente de impacto social. Entre suas contribuições mais recentes, destacam-se o programa DINTER, desenvolvido em parceria com a UNIRV de Rio Verde-GO, e o auxílio na formação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal da UFJ. Além disso, o PPGCA teve papel importante no diagnóstico e controle da COVID-19 no estado de Goiás e, mais recentemente, na assistência à população e pesquisadores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
        Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a ciência, a formação de excelência e a solidariedade, o PPGCA/UFG segue firme em sua missão de contribuir para o desenvolvimento do país, preparando profissionais qualificados e promovendo avanços significativos no campo da ciência animal.
        Foi criado em 1995 com o nome de Programa de Mestrado em Medicina Veterinária, inicialmente com mestrado em uma única área de concentração, “Sanidade Animal”. Dois anos mais tarde, em 1997, foram concluídas nove defesas da primeira turma de ingressantes. Em 1999, criou-se uma segunda área de concentração, a “Produção Animal”, para atender a grande demanda regional relacionada ao agronegócio. Em 2002, o programa mudou seu nome para Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), tendo início o curso de doutorado. É importante ressaltar a escassez de programas de doutorado nesta parte do Brasil, desequilíbrio que se mantém na atualidade. O programa se expandiu e em 2003 abriu-se a terceira área de concentração (Patologia, Clínica e Cirurgia) e, em 2005, a quarta área (Higiene e Tecnologia de Alimentos). Objetivando uma melhor integração e cooperação entre as áreas, em 2007, decidiu-se pela junção das áreas de “Sanidade Animal à Higiene” e “Tecnologia de Alimentos”, originando a área de “Sanidade Animal e Higiene e Tecnologia de Alimentos” e, assim, o programa passou a contar com três áreas de concentração.
        A grande expansão do PPGCA terminou por colocá-lo como um dos maiores PPG do Brasil na sua área. Essa grande dimensão aliada a particularidades da avaliação da área da produção animal, fez com que se iniciasse uma discussão na EVZ/UFG sobre a criação de um novo programa vinculado à outra área da CAPES, a Zootecnia. Ao final do ano de 2012, a proposta foi apresentada e aprovada pela CAPES, culminando na criação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ).
No processo seletivo de 2013, a Coordenadoria do PPGCA decidiu não abrir mais vagas para a área de concentração de Produção Animal. Diante da nova realidade, o programa buscou a conclusão dos projetos relacionados à Produção Animal iniciados em 2010, 2011 e 2012 e, no ano de 2016, ocorreram as últimas defesas dos discentes de doutorado desta área. A extinção da área de Produção Animal determinou redefinições e reestruturações do curso nos níveis de mestrado e doutorado do PPGCA que formataram o quadriênio 2013-2016 e definiram os caminhos que o programa trilhou no quadriênio passado (2017-2020).
        Nesta reestruturação, diversos parâmetros foram atualizados, como áreas de concentração, linhas de pesquisa, disciplinas e normas internas. Além disso, durante o quadriênio 2017-2020, alguns professores deixaram o programa e outros novos docentes ingressaram, o que colaborou para um perfil mais heterogêneo, já que muitos dos novos orientadores têm formação externa ao PPGCA com ampla experiência internacional.
A partir de 2021, as linhas de pesquisa do PPGCA foram atualizadas, de acordo com a renovação do corpo docente e áreas estratégicas identificadas no documento de área da medicina veterinária. O processo foi discutido com todos os membros do PPGCA e apreciado em reunião de coordenadoria. Tais atualizações objetivam atender às novas demandas na área de Medicina Veterinária da CAPES.
        Em 2023, a UFG implementou por meio da resolução CONSUNI 05/2023 a inclusão de grupos minoritários trans e pessoas que gestam nas cotas para processo seletivo dos PPGs, com aumento das vagas representando 50% do total. A demanda destas vagas e o número total disponibilizado em cada edital estão relacionados à disponibilidade de cada orientador (o número de orientados é limitado de acordo com seu perfil no programa, se pesquisador CNPq, docente permanente ou docente colaborador) e ao número de bolsas disponíveis.
Em 2018, além da seleção dos alunos regulares de mestrado e doutorado para o ano de 2019, ocorreu também o processo seletivo dos candidatos do doutorado interinstitucional (DINTER) entre PPGCA/UFG e a Universidade de Rio Verde (UNIRV). Apesar de essa ser a terceira turma DINTER na história do programa (a primeira ocorreu em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a segunda com o Instituto Federal Goiano), esta edição foi a primeira após a reestruturação do PPGCA.
Durante o quadriênio 2021–2024, o PPGCA teve êxito na aprovação em três editais MAI-DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação). O programa tem como objetivo, propiciar uma maior interação entre a academia e a iniciativa privada. Os projetos desenvolvidos pelos pós-graduandos são fomentados pela iniciativa privada (empresa parceira), enquanto o CNPq financia a bolsa. A pesquisa desenvolvida precisa estar alinhada com os interesses da empresa parceira. Nesse quadriênio, o PPGCA contou com êxito nos editais: (1) 2018-2022, coordenado pelo professor Caio Monteiro em parceria com a MSD Saúde Animal; (2) 2022-2026, coordenado pelo professor Caio Monteiro em parceria com a empresa Lallemand; (3) 2024-2028, coordenado pelo professor Everton Fernandes, em parceria com a empresa Vittia.
Em 2018, o PPGCA foi contemplado com o edital FAPEG 06/2018 para apoio aos PPGs. A aprovação foi de R$120.000,00 reais, no entanto, apenas R$60.000,00 foram disponibilizados em 2021. Com os recursos apoiamos a tradução e publicação de 30 artigos científicos do programa, a sua maioria em revistas internacionais, todas com Qualis superior a A4.
        Ao longo do último quadriênio, o PPGCA ganhou todos os editais de bolsa aos quais concorreu, incluindo todos os de bolsas regulares do CNPq (GM/GD 2021, GM/GD 2022, GM/GD 2023). Também fomos contemplados no edital 69/2022 do CNPq (APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO: BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO), com um projeto de saúde única em parceria com os PPGs da UFG: Ciências Ambientais e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. De forma similar, o PPGCA foi contemplado no edital 38/2022 da CAPES (programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), em parceria com os Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBAN), Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro (PPGBRPH) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB). Ao todo foram 4 bolsas de mestrado, 5 bolsas de doutorado, 1 bolsa de pós-doutorado e valor de custeio totalizando R$ 149.000,00.
        O fluxo discente do PPGCA apresentou uma queda nos anos de 2022 e 2023 em função da diminuição da procura de estudantes, reflexo da pandemia da COVID-19, falta de recursos e desmotivação profissional da categoria. Com isso, o corpo docente do PPGCA passou, e vem passando, por mudanças para adequar à nova realidade e em 2024 após muito trabalho e estratégias, adotas pela coordenação e corpo docente, a procura pelas vagas do PPGCA aumentaram (Figura 3, Anexo 1). Para garantir o fluxo docente, foi criada e atualizada a norma de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento, oficializando os critérios para avaliação interna (Norma Interna nº 01/2023, disponível no site do PPGCA)
        Esta reestruturação com jovens docentes foi fundamental para a sobrevida do PPGCA. Para o início do novo quadriênio, em 2021, com os novos ingressantes, o programa passou a contar com um corpo docente composto por 28 professores e estamos finalizando o quadriênio (2021-2024) com 26 docentes. Desse total, cerca de 50% dos docentes também possuem pós-doutorado. Em 2021, houve o ingresso de mais um docente: José Felipe Spricigo (atual coordenador do PPGCA). Além disso, em 2023 e 2024 concorremos aos editais da FAPEG 05/2023, 01/2024 e 04/2024, onde o PPGCA teve suas propostas contempladas, isso proporcionou a vinda de docentes do exterior para ministrarem cursos e aulas no PPGCA: Juan Vicente Delgado Bermejo (Universidad de Córdoba, Espanha), Osvaldo Bogado Pascottini (UCD, Irlanda), Jose Luis Ramirez ( USDA,EUA), Nicolóas Pedrini (Universidad Nacional de La Plata, Argentina), Claudio Laise (Eduardo Mondlane, Moçambique) e Marcello Riggio (University of Glasgow, Escócia).
        O PPGCA é um programa que busca constantemente atender às demandas da região em que está inserida, formando profissionais com o perfil demandado pelo mercado, expoentes em suas áreas e desenvolvendo pesquisas com resultados importantes para a economia e para o desenvolvimento sustentável. Tem buscado valorizar os recursos naturais regionais considerando os modelos animais heterogêneos quanto à saúde animal, as potencialidades em recursos genéticos do ponto de vista macro e microssistêmico (a exemplo: ruminantes, aves, perus, suínos, cães, gatos, animais selvagens, animais de laboratório, e ainda, fungos, parasitos, bactérias, vírus), o desenvolvimento de alimentos para animais e a qualidade de alimentos de origem animal.
        A área de abrangência do PPGCA possui características naturais, específicas para biomas de importância mundial. O bioma Cerrado, o qual está inserido o estado de Goiás e demais fronteiras adjacentes possui particularidades relevantes e que merecem destaque no cenário nacional. Ciente disso, o PPGCA tem trabalhado constantemente na pesquisa, divulgação e valorização das raças locais brasileiras, como os bovinos Curraleiro Pé-Duro e Pantaneiro, bem como animais do Cerrado ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trydactyla). Também se destacam projetos que empregam plantas e frutos do Cerrado com potencial fitoterápico, tais como o barbatimão (Stryphnodendron sp.), ipê roxo (Tabebuia avellanedae), Sansão do campo (Mimosa caesalpiniifolia), baru (Dipteryx alata Vogel), gabirobeira (Campomanesia adamantium) e pequi (Caryocar brasiliense). É importante salientar que o PPGCA integra a Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – Pró-Centro-Oeste e vários outros projetos de pesquisa, que necessitam de ações finalísticas junto à comunidade. Essas atividades extensionistas estão vinculadas a projetos na área da saúde e produção animal que envolvem agricultura familiar, assentamentos rurais e comunidades tradicionais, como os habitantes do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do país.
        Adicionalmente, o estado de Goiás apresenta relevo, clima, localização geográfica, densidade populacional humana e, sobretudo animal, favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas e qualificação de profissionais voltados ao agronegócio. A região Centro-Oeste tem buscado contínuo avanço do parque agroindustrial e tem se beneficiado da nova orientação econômica resultante do desvio dos polos das regiões Sul e Sudeste para o centro e norte do país. O PPGCA tem formado recursos humanos aptos a desenvolverem soluções para as demandas regionais e nacionais. Por esses motivos, os investimentos na qualificação dos profissionais que irão atuar nesse mercado, a geração de conhecimento aplicável às condições locais e à inovação tecnológica, não são negligenciados ou considerados menos importantes do que os realizados em outras áreas do conhecimento.
        Tendo por fundamento a visão real do momento e ao mesmo tempo inovadora, empreendedora e diversificada, o PPGCA contou com diferentes coordenadores ao longo de sua história, que imprimiram seu empenho em elevar a qualidade do curso: Prof. Guido Fontgallad Coelho Linhares (1995-1996), Profa. Maria Lúcia Gambarini (1997-2000), Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti (2001-2003), Prof. José Henrique Stringhini (2004), Prof. Luiz Augusto Brito (2005-2008), Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti (2009-2010), Prof. Eugênio Gonçalves de Araújo (2011-2012), Profa. Cíntia Silva Minafra e Rezende (2013-2014), Profa. Naida Cristina Borges (2015-2018), Danieli Brolo Martins (2019-2022), e Ana Flávia Machado Botelho (2022-2024). No início de 2024, o Prof. José Felipe Warmling Sprícigo assumiu a coordenação do Programa. Nesse período, o PPGCA apresentou as seguintes notas pela CAPES: na primeira avaliação em 1997 obteve nota 3, em 2000 nota 4, em 2003 e 2006 nota 5, em 2009 nota 4, e no ano de 2012, retomamos a nota 5. Na última avaliação quadrienal (2017-2020), mantivemos a nota 5.
        Ao longo de sua história, seus docentes e discentes inovaram e incrementaram práticas e métodos de pesquisa, buscando maior qualificação, melhor contextualização científica e inserção nacional e internacional. A internacionalização docente teve início no ano de 1997, com o Prof. Guido Linhares, na Auburn University, nos Estados Unidos e, desde então, o PPGCA tem estimulado os docentes a buscarem a contínua atualização e o contato com pesquisadores estrangeiros, vinculados a universidades e centros de pesquisa relevantes. Mesmo passando pela renovação do corpo docente, o PPGCA tem aproximadamente 50% dos docentes com estágio pós-doutoral ou missões (60 dias a 1 ano) no exterior. No quadriênio (2021-2024), três docentes do PPGCA/UFG realizaram estágio pós-doutoral no exterior: Paulo Henrique Cunha (Missispi State University), Ana Carolina Borsanelli (University of Glasgow) docentes permanentes e o docente colaborador Bruno Benetti Giunta Torres (University of Guelph, Canadá).
        De forma similar, o PPGCA procura proporcionar aos seus estudantes a oportunidade de qualificação no exterior, utilizando com frequência a totalidade de cotas de bolsas de doutorado sanduíche do PPGCA, bem como, solicitando bolsas adicionais. Foi no ano de 2004 que o primeiro discente realizou doutorado sanduíche no exterior, na Universidade da Califórnia (Davis). Em 2021, Valesca Lima realizou seu período no exterior no USDA com bolsa PDSE. Em 2022, Tainara Oliveira estudou na Harvard University com bolsa PDSE. Já em 2023, três alunas foram contempladas com bolsa no exterior: Luana Ribeiro (Universidade de Montreal, Canadá) e Salorrane Miranda (USDA, EUA) realizaram intercâmbio com bolsa PDSE, e Sarah Rodrigues Chaves estudou na University of Minnesota com uma bolsa dos EUA. Em 2024, o discente Joseph Mamboungou Junior realizou o doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal, utilizando bolsa PDSE.       
        A experiência do envio constante de alunos de doutorado para a troca de conhecimento no exterior, em locais com pesquisas de ponta tanto na Europa quanto América do Norte, bem como a vinda de pesquisadores estrangeiros à nossa Instituição, tem demonstrado ao PPGCA que seus egressos têm ganhado qualidade em seus produtos finais, e consequentemente, maior visibilidade.
        O PPGCA/UFG teve papel de destaque ao conceder, em 2017, o título de Notório Saber à servidora aposentada Ekaterina Rivera, reconhecendo sua trajetória na ciência animal. Foi a primeira vez que a UFG concedeu esse título, evidenciando o compromisso do PPGCA com a valorização de pesquisadores de impacto. Em 2019, Rivera recebeu do CNPq o título de Pesquisadora Emérita, concedido a pesquisadores de destaque no Brasil. Sua produção científica ultrapassou fronteiras, sendo essencial na criação da Lei nº 11.794/2008, que regulamenta o uso de animais para fins científicos. Atualmente, coordena o CONCEA. No cenário internacional, em 2020, foi laureada com o Charles River Award, tornando-se a primeira médica-veterinária fora dos EUA a receber esse prêmio. Em 2023, a UFG prestou nova homenagem a Rivera na inauguração do Biotério Central, reafirmando seu impacto na experimentação animal, amplamente reconhecido pelo PPGCA.
        Dentre as atividades que o programa realizou, o primeiro doutorado interinstitucional, DINTER, do PPGCA iniciou-se em 2007 e a instituição receptora foi a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia/Campus Universitário de Araguaína. O projeto encerrou-se em 2010 com 10 defesas de teses. O segundo projeto DINTER foi proposto em 2009 em conjunto com o Instituto Federal Goiano e, em 2010 foram selecionados 14 candidatos dos Câmpus de Urutaí, Ceres, Rio Verde e Morrinhos. A primeira defesa ocorreu no ano de 2012 e em 2014, após a última defesa o projeto foi finalizado. Como pontos positivos resultantes dos dois DINTER vale citar a expressiva interação entre os doutorandos do DINTER e estudantes de graduação da UFT e do Instituto Federal, por meio da iniciação científica, presença de docentes das instituições receptoras nas coorientações e bancas de qualificação e defesa de doutorado, continuidade das parcerias de pesquisa. Na UFT os resultados foram tão expressivos que o primeiro curso de doutorado desta instituição foi o do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat). Este programa, inserido no contexto da Amazônia Legal, iniciou suas atividades em 2006 com a criação do Mestrado (primeiro da UFT) e em 2009 foi criado o doutorado (o primeiro da região Norte na Subárea Capes - Zootecnia e Recursos Pesqueiros). No decorrer de 2016 e 2017, o PPGCA iniciou trocas de informações e visitas técnicas à Universidade de Rio Verde (UNIRV), em Rio Verde, GO, para um possível futuro Dinter entre seus docentes. Tal fato foi inicialmente concretizado em 2018, com o processo seletivo DINTER UNIRV/UFG ocorrido em novembro do mesmo ano em Rio Verde (GO), no qual foram aprovados docentes mestres oriundos da UNIRV e do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). É interessante ressaltar que ambas as instituições pertencem à esfera municipal, e se localizam dentro de Goiás, além de perfazerem um meio de alavancar o desenvolvimento das cidades em que estão inseridas. No processo seletivo foram aprovados 11 candidatos (dentro do previsto no projeto proposto), porém as candidatas Flávia e Maíra não se matricularam no programa, os demais nove estudantes ingressaram a partir de março de 2019. Ao longo do período de doutorado ocorreram três desligamentos: Anaíza, Daniela e Liliana por diferentes motivos de cunho pessoal.
        Em 2022, ocorreram duas defesas com artigos publicados por Cristiane Raquel e Kênia. Os artigos são: Antitumor Properties of Curcumin in Breast Cancer Based on Preclinical Studies: A Systematic Review. Cancers, v. 14, p. 2165, 2022. e Antitumor effects of oleandrin in different types of cancers: Systematic review. TOXICON, v. 216, p. 15-27, 2022.
Em 2023, defenderam Uilcimar com a publicação do artigo “Seroprevalence and risk factors associated with caprine toxoplasmosis in the State of Goiás, Brazilian Savanna” publicado na SMALL RUMINANT RESEARCH (Qualis A2, Fator de impacto 1,6), Mariana, Raquel e Fabrício. É importante destacar que as universidades flexibilizaram a grade de horários dos discentes professores para permitir que cumprissem os créditos e execução dos projetos.
A previsão de finalização do projeto era prevista para fevereiro de 2023, o que ocorreu de forma efetiva em dezembro de 2023 devido a prorrogações vinculadas à pandemia. Devido à pandemia, alguns projetos e orientações mudaram, mas sem prejuízo com a qualidade das teses:

● Uilcimar Martins Arantes: área de SATs, orientada por Weslen Teixeira, título: SORO OCORRÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii EM CAPRINOS NO ESTADO DE GOIÁS
● Mariana Paz Rodrigues Dias: área CiPAc, orientada por Marina Pacheco Miguel, título: QUIMIOTERAPIAS CONVENCIONAL E METRONÔMICA NO TRATAMENTO DE CARCINOMA MAMÁRIO EM CADELAS: REVISÃO SISTEMÁTICA
● Cristiane Raquel Dias Francischini: área CiPAC, orientada por Ana Flávia Machado Botelho, título:EFEITOS ANTITUMORAIS DA OLEANDRINA EM DIFERENTES TIPOS DE CÂNCERES: REVISÃO SISTEMÁTICA
● Kênia Alves Barcelos: área CiPAC, orientada por Marco Augusto Machado, título:PROPRIEDADES ANTITUMORAIS DA CURCUMINA NO CÂNCER DE MAMA COM BASE EM ESTUDOS PRÉ-CLÍNICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
● Raquel Loren Paludo: área SATs, orientada por Felipe Krawczak, título: PESQUISA DE INFECÇÃO POR RIQUÉTSIAS EM CÃES, PEQUENOS MAMÍFEROS, CARRAPATOS E HUMANOS NO PARQUE NACIONAL DAS EMAS NO ESTADO DE GOIÁS
● Fabrício Eumar: área SATs, orientado por Caio Monteiro, título: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ACARICIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE Croton spp. SOBRE Rhipicephalus microplus

        Durante 2019, foram ministradas presencialmente no campus central da UNIRV, em Rio Verde, GO as disciplinas obrigatórias: Metodologia da pesquisa científica, Planejamento e análise de experimentos, Seminários aplicados, Técnicas de pesquisa bibliográfica e redação científica, Colóquio de projetos, Seminários de acompanhamento de doutorado, Integração ensino, pesquisa e extensão I. Disciplinas optativas: Aspectos éticos e legais em experimentação animal, Tópicos especiais em CiPAC/SATs - Noções básicas de oratória,
Após 2020, devido à pandemia da COVID-19, algumas disciplinas foram ministradas remotamente: Seminários de Acompanhamento de Doutorado, Biomateriais: desenvolvimento, caracterização e aplicações biomédicas, Soft Skills: habilidades empreendedoras, Tópicos especiais- Análise de Artigos Científicos, Cuidado e manejo de animais de laboratório para pesquisa e ensino, Integração ensino, pesquisa e extensão na ciência animal II, Identificação e quantificação de ácidos graxos por cromatografia, Parasitologia aplicadas à ciência animal.
As disciplinas foram cumpridas de forma rigorosa de acordo com o projeto original e as ementas, que estão disponíveis em nosso site:

https://ppgca.evz.ufg.br/p/34628-disciplinas-nucleo-comum-e-topicos-especiais
https://ppgca.evz.ufg.br/p/34627-disciplinas-e-atividades-obrigatorias
https://ppgca.evz.ufg.br/p/34630-disciplinas-optativas

        O Curso de Doutorado em Ciência Animal da EVZ/UFG possibilitou aos docentes interessados em darem continuidade aos seus estudos e tornarem-se agentes multiplicadores de conhecimento e formadores de opinião. Tal fato é indispensável à prática do ensino superior e da pesquisa acadêmica de bom nível, favorecendo na formação e fixação de recursos humanos para as instituições de ensino e pesquisa das regiões menos favorecidas, como a região Centro-Oeste. Os resultados esperados do projeto DINTER foram atingidos:

● Qualificamos em nível de Doutorado, 6 (seis) docentes em Ciência Animal, de modo a torná-los capacitados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
● Desenvolvimento cooperativo de linhas de pesquisa que correspondam às necessidades da complexa realidade regional descrita anteriormente;
● Permitir que os grupos de pesquisa existentes na UniRV possam efetivamente participar dos programas existentes na CAPES, contribuindo para diminuir as diferenças regionais;
● Qualificar os docentes da Universidade de Rio Verde para atuarem nos cursos de Graduação, assim como em Programas de Pós-Graduação em nível Lato Sensu e Stricto Sensu, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.
● Incentivar e interação entre docentes e estudantes da Graduação da Universidade de Rio Verde com objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos por meio da participação em projetos de pesquisa.

        Devido à pandemia, o objetivo inicial de fortalecer o processo de implantação da infraestrutura de ensino e pesquisa na Universidade, não foi atingido. No entanto, os docentes estão preparados para desenvolvimento de projetos e com parcerias estabelecidas com outras instituições para viabilizar futura implementação. Como produtos advindos das teses vinculadas ao DINTER, podemos citar:

●ARANTES, U. M. ; MOURA, C. E. B. R. ; OLIVEIRA, M. C. ; MONTEIRO, C. M. O. ; CAFE, M. B. ; LOPES, W. D. Z. ; JAYME, V. S. ; CASTRO, A. M. ; SOUZA, J. Y. ; CAMPOS, G. B. ; SOARES, V. E. ; OLIVEIRA, V. S. F. ; TEIXEIRA, W. F. P. . Seroprevalence and risk factors associated with caprine toxoplasmosis in the State of Goiás, Brazilian Savanna. SMALL RUMINANT RESEARCH, v. 18, p. 107069, 2023. QUALIS A2.
●PALUDO, RAQUEL LOREN DOS REIS ; PAULA, WARLEY VIEIRA DE FREITAS ; NEVES, LUCIANNE CARDOSO ; DE PAULA, LUIZA GABRIELLA FERREIRA ; DE LIMA, NICOLAS JALOWITZKI ; DA SILVA, BIANCA BARBARA FONSECA ; PEREIRA, BRENDA GOMES ; PÁDUA, GRACIELLE TELES ; DANTAS-TORRES, FILIPE ; LABRUNA, MARCELO B. ; MARTINS, THIAGO FERNANDES ; SPONCHIADO, JONAS ; SOUSA-PAULA, LUCAS CHRISTIAN DE ; HANNIBAL, WELLINGTON ; KRAWCZAK, FELIPE DA SILVA . Rickettsial Infection in Ticks from a National Park in the Cerrado Biome, Midwestern Brazil. PATHOGENS, v. 13, p. 13-XX, 2024. QUALIS A3
●CARDOSO, ENNYA RAFAELLA NEVES ; CARVALHO, STEPHANI FÉLIX ; DIAS, SARAH ALVES ; SANTOS, RAYANE ALMEIDA ; TAVARES, MARIANA AVELAR ; NEVES, LUCIANNE CARDOSO ; PAULA, WARLEY VIEIRA DE FREITAS ; PÁDUA, GRACIELLE TELES ; DE LIMA, NICOLAS JALOWITZKI ; PALUDO, RAQUEL LOREN DOS REIS ; SILVA, ISABELA SANTOS ; BITTENCOURT, RAPHAELA BUENO MENDES ; DOS SANTOS, GABRIEL CÂNDIDO ; NASCIMENTO, FLAVIA GIOVANA DE JESUS ; DE PAULA, LUIZA GABRIELLA FERREIRA ; DANTAS-TORRES, FILIPE ; MONTEIRO, CAIO MARCIO DE OLIVEIRA ; KRAWCZAK, FELIPE DA SILVA . Susceptibility of Amblyomma sculptum, Vector of Rickettsia rickettsii, Ticks from a National Park and an Experimental Farm to Different Synthetic Acaricides. PATHOGENS, v. 12, p. 1304, 2023. QUALIS A3
●BARCELOS, K. A. ; MENDONCA, C. R. ; NOLL, M. ; BOTELHO, A. F. ; FRANCISCHINI, CRISTIANE RAQUEL DIAS ; SILVA, M. A. M. . Antitumor Properties of Curcumin in Breast Cancer Based on Preclinical Studies: A Systematic Review. Cancers, v. 14, p. 1-36, 2022. QUALIS A3.
●FRANCISCHINI, CRISTIANE RAQUEL DIAS; MENDONÇA, CAROLINA RODRIGUES ; BARCELOS, KÊNIA ALVES ; SILVA, MARCO AUGUSTO MACHADO ; BOTELHO, ANA FLÁVIA MACHADO . Antitumor effects of oleandrin in different types of cancers: Systematic review. TOXICON, v. 216, p. 15-27, 2022. QUALIS A4

        Outro resultado do DINTER, foi a qualificação dos alunos para exercer cargos administrativos em suas respectivas universidades, tais como coordenação de cursos de graduação (Mariana Paz Rodrigues- medicina veterinária UniRV; Kênia Barcelos- medicina UniRV), presidência da Comissão de Ética no Uso dos Animais da Unifimes (Raquel Loren) e vice-reitor da Unifimes (Fabrício Eumar).
Um fato que comprova a consolidação da parceria DINTER UFG e Unifimes foi o ingresso do Nicolas Jalowitzki como mestrando do PPGCA (orientado pelo Prof. Felipe Krawczak). O discente é formado em medicina veterinária pela Unifimes e foi aluno de iniciação científica da discente de doutorado do DINTER Raquel Loren (orientada pelo Prof. Felipe Krawczak), auxiliando em seu projeto. A introdução do Nicolas à pesquisa despertou o seu interesse na realização da pós-graduação, abrindo portas no PPGCA, juntamente com o mesmo orientador da doutoranda. Essa conexão permitiu a continuidade dos estudos e da linha de pesquisa com febre maculosa no estado de Goiás, mantendo a parceria entre as duas instituições. Em 2024 o Nicolas defendeu o mestrado com a publicação do artigo "Serological and Molecular Survey of Rickettsial Agents in Wild Boars (Sus scrofa) from Midwestern Brazil" (QUALIS A2, fator de impacto 2,7). Atualmente, ele dá continuidade à sua trajetória acadêmica como doutorando do PPGCA.

Finalizamos com as palavras citadas na tese de Mariana Paz Rodrigues, 2023:
“O desenvolvimento deste trabalho é resultado de um trabalho árduo e desafiador, que em particular marca um despertar para um aprendizado que teve um ponto de partida, mas, com certeza terá vários pontos de chegada com inúmeras descobertas e conclusões, gerando mais perguntas do que respostas e estimulando mais pesquisa e mais aprendizado. A realização deste propósito, iniciado em 2019, foi possível dada a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Universidade de Rio Verde (UniRV) na oferta de um programa de doutorado interinstitucional (DINTER), a partir do qual incrementou-se conhecimentos proporcionados pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA).
        A atuação da instituição promotora foi de grande competência, cumprindo com todos os objetivos propostos por esse programa, sobretudo na formação de doutores capacitados para atuação em docência e pesquisa, aumentando a qualidade em recursos humanos da instituição receptora. Em contrapartida, a UniRV proporcionou as condições necessárias para a concretização desta pós-graduação, oferecendo instalações físicas e permitindo aos docentes selecionados organizar a carga horária de atuação como docentes na instituição para execução das disciplinas do DINTER.
Durante a realização do DINTER, mas afortunadamente após concluirmos a maior parte das disciplinas obrigatórias, foi dada a ocorrência da pandemia da COVID-19, que trouxe a necessidade de adaptações, como a adoção de metodologia de aulas mediadas por tecnologia, para manutenção do calendário de disciplinas. Todas elas foram conduzidas com muito profissionalismo por todos os docentes envolvidos e organizadas de forma exemplar pela coordenação do programa. As orientações dos projetos também passaram a ser de forma remota, não perdendo em nada a qualidade dos atendimentos às demandas.
        O tema escolhido foi proposto por minha orientadora, dada a sua linha de pesquisa, e recebido por mim com muita alegria, dada a compreensão da importância do tema na clínica de pequenos animais, que é uma das minhas áreas de atuação de preferência. Devido ao formato da pós-graduação, pela distância física entre as instituições, foi sugerida para realização deste trabalho uma revisão sistemática e metanálise, metodologia de pesquisa atual é de extrema complexidade e foi necessária a estruturação de meios para seu desenvolvimento, como realização de cursos específicos e algumas reuniões presenciais para discussão e delineamento deste trabalho.
        Durante o percurso de desenvolvimento da tese, fui abençoada com uma gestação e o nascimento de meu filho caçula e alguns percalços, além da já citada pandemia do COVID-19, tornaram a realização deste projeto um grande desafio, porém muito enriquecedora. Serei eternamente grata à minha orientadora pela doçura, compreensão e por ser uma grande motivadora quando eu mesma não acreditava ter condições de realizar esse sonho, me mostrando que a seu tempo tudo se resolve e me apontando o caminho a seguir diante das prioridades que tantas vezes mudaram ao longo desse caminho. Ao final desta passagem também minha orientadora recebeu a dádiva da maternidade e mais uma vez expresso imenso reconhecimento pela minha coorientadora, pela disponibilidade em me atender de pronto em todas as correções e orientações necessárias. Gratidão ao PPGCA por essa grande oportunidade de cursar o doutorado no programa DINTER, e a cada docente que aceitou o desafio de se deslocar até outra cidade ou de se expor a novas formas de ensinar e, com grande competência e experiência, ministraram as disciplinas com excelência e gentileza.
        O DINTER baseia-se nos interesses comuns das instituições envolvidas, tanto promotoras quanto receptoras. Essa parceria gera um sentimento de complementaridade entre as instituições, que depende de fatores institucionais, acadêmicos e humanos, pois envolve a vontade e a mobilização cooperativa. A oportunidade do acesso ao DINTER deve ser estendida, pois são notórios os bons resultados. É necessária a abertura de mais editais, com maior número de docentes e linhas de pesquisas disponibilizadas, demonstrando a filosofia principal desse tipo de projeto, a solidariedade institucional, cumprindo um dos objetivos principais, a elevação da qualidade do ensino na região da instituição receptora e permitindo a aceleração da capacitação de docentes a nível doutorado em mais instituições e regiões brasileiras.”
Salienta-se o papel do PPGCA como fator multiplicador do conhecimento e da capacitação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa na região e no país. No período de 2006 a 2012, em virtude da implantação, pelo governo federal, de dois programas de expansão do ensino superior, foram introduzidas novas mudanças na estrutura da UFG. O primeiro, iniciado em 2006, modificou a organização física e acadêmica dos câmpus de Catalão e de Jataí. Já o segundo, iniciado em 2008 e denominado Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), se estendeu até 2012. Devido a essa nova realidade, a estrutura administrativa foi readequada, transformando a UFG em uma universidade multirregional composta de múltiplos campus. A então Regional Jataí (atualmente Universidade Federal de Jataí), com cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, sofreu grande influência do PPGCA da EVZ/Regional Goiânia em sua formação e consolidação, refletida na composição do seu corpo docente, prioritariamente formado de egressos deste programa (PPGCA/UFG).
        Soma-se a isso, que o PPGCA foi a inspiração e o alicerce para a criação de um novo programa de pós-graduação nesta área pela antiga UFG Regional Jataí, hoje Universidade Federal de Jataí (UFJ), o Programa da Pós-graduação em Biociência Animal (aprovada pelo processo CAPES com nota 04), um dos primeiros na região sul de Goiás. Isso parte desde a criação de seu nome (Programa da Pós-graduação em Biociência Animal), onde diversos coordenadores e orientadores foram egressos do PPGCA, a exemplo dos egressos Kleber Fernando Pereira, Andréia Vitor Couto do Amaral, Cecília Nunes Moreira, Mônica Rodrigues Ferreira Machado e Luma Tatiana Silva Castro. Desta forma, esforços entre ambos os programas foram realizados para a solidificação do novo programa, como reuniões pessoais e por videoconferência. Exemplos desta solidariedade do PPGCA podem ser traduzidos por meio da participação de seus docentes em projetos de pesquisa e bancas avaliadoras entre os programas.
        Ao iniciar o quadriênio passado com duas novas áreas de concentração, CiPAC e SaTS, a grade de disciplinas também foi renovada. Com o objetivo de atualizar e modernizar os conteúdos ministrados aos nossos discentes, várias foram eliminadas, outras passaram por processos de fusão, ao mesmo tempo que novas disciplinas entraram na grade, como Special Seminars on Veterinary Animal Science, primeira disciplina regular do programa, ministrada totalmente em língua inglesa que prepara o discente para apresentações de projetos de pesquisa e resultados científicos, e, posteriormente, da disciplina Critical Analysis of Scientific Papers, implementada em 2019, que aborda a redação e a avaliação crítica de artigos internacionais. Ambas visam enfatizar a importância da divulgação internacional de trabalhos realizados pelo PPGCA e foram mantidas no quadriênio atual.
        Outra inovação, foi a disciplina de Seminário de Acompanhamento de Doutorado, onde o discente deve apresentar um andamento do desenvolvimento da Tese, além de relatar outras atividades acadêmicas desenvolvidas no período. Todavia, disciplinas que contribuem para a qualidade do programa foram mantidas, como Colóquio de Projetos, que agora é contada como uma atividade obrigatória, e não mais uma disciplina.
        Nesse sentido, para atender a essa nova configuração do PPGCA, nossas normas internas, bem como nossas Comissões foram reformuladas, passando a ser: Comissão Administrativa (composta por quatro docentes e dois representantes estudantis – um do mestrado e outro do doutorado), Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente (composta por quatro docentes e dois representantes estudantis – um do mestrado e outro do doutorado), Comissão de Auto avaliação (integrada por cinco docentes, uma técnica administrativa e um egresso do PPGCA) e Comissão externa composta pelos professores: Roberto Guedes (UFMG), Renné Laufer Amorim (UNESP) e João Luís Garcia (UEL).
       

        Para marcar o encerramento do quadriênio 2021-2024 e dar início às comemorações dos 30 anos do PPGCA, que ocorrerão em 2025, foi realizado o III Simpósio Integrador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, intitulado "Construindo seu Futuro!", aconteceu no dia 13 de dezembro de 2024, no auditório da Adufg, em Goiânia. O simpósio, presencial e gratuito, reuniu docentes, discentes e técnicos administrativos para debater temas relevantes da Medicina Veterinária e do meio acadêmico. A programação contou com palestras sobre as perspectivas da área para o quadriênio 2025-2028 ministrada pelo professor Carlos Eduardo Ambrósio, atual coordenador da área de Medicina Veterinária na CAPES, além de discussões sobre boas práticas na escrita científica com editores de revistas internacionais de alto impacto científico. Durante o evento, foram prestadas homenagens a professores aposentados ou que se desligaram do programa, em reconhecimento às suas contribuições ao PPGCA. Além disso, alunos foram premiados por suas dissertações e teses de destaque em 2023, bem como por conquistas em eventos acadêmicos. O simpósio marcou o início das comemorações dos 30 anos do PPGCA, encerrando-se com um churrasco de confraternização para integração de docentes, discentes e técnicos administrativos.