Internacionalização
O PPGCA/UFG destaca-se pela atuação internacional por meio de parcerias consolidadas, intercâmbios, projetos conjuntos, disciplinas e eventos com pesquisadores estrangeiros. A presença de alunos internacionais, disciplinas em outros idiomas, site em sete idiomas e ações de divulgação fortalecem sua visibilidade e impacto científico. Dados da PRPG/UFG, obtidos na plataforma OpenAlex, entre 2021 e 2024 mostram que o PPGCA apresentou forte colaboração internacional, dentre os países destacam-se aqueles com mais de 50 autores/co-autores como a Espanha (79), Canadá (78), Portugal (74) e EUA (60).
O PPGCA demonstrou sua capacidade de interação com grupos de pesquisa, como no Congresso Brasileiro de Botânica (UFG, 2021), com a execução do Simpósio de Plantas Tóxicas, que contou com a participação de docentes do PPGCA e pesquisadores renomados, incluindo Riet Correa (UFBA), Benito Soto-Blanco (UFMG), José Paes de Oliveira Filho (Unesp) e os pesquisadores do Poisonous Plant Research Laboratory (EUA), Stephen Lee e Daniel Cook. Em 2022, o PPGCA, em parceria com o PPGZ UFG, criou o projeto de ensino Science Talks, com palestras de pesquisadores internacionais, como Vinicius Govea (Texas A&M University, EUA), Vasil Pirgozliev (Harper Adams University, UK), Ediane Silva (egressa PPGCA, atualmente USDA, EUA), Roberto Sains (UC Davis, EUA), Osvaldo Pascottini (University of Antwerp, Bélgica), Stephen Lee e Daniel Cook (Poisonous Plant Research Laboratory, EUA).
Cerca de 80% dos docentes permanentes do PPGCA/UFG participam ou coordenam redes consolidadas de pesquisa com parceiros internacionais. A Profa. Veridiana Moura tem parceria com a University of Georgia, onde realizou pós-doutorado (2013-2014) e segue publicando com o grupo. Em 2022, os estágios pós-doutorais de Paulo Henrique Jorge da Cunha e Roberta Dias Cunha ocorreram no Department of Pathobiology and Population Medicine da Mississippi State University, sob supervisão da Prof. Amelia R. Woolums. O projeto, que avaliou a resposta humoral de bovinos vacinados contra o BRSV e BHV-1, levou ao estabelecimento de um Acordo de Cooperação entre o EVZ/UFG e a Mississippi State University. A Prof. Amelia participou como palestrante em um evento sobre sanidade bovina, organizado pela FMVZ/USP em novembro de 2022. Após o evento, com apoio da MSD Saúde Animal, ela visitou laboratórios do Setor de Medicina Preventiva e realizou uma visita técnica à Fazenda Colorado (Aruanã-Go), discutindo projetos de pesquisa sobre sanidade de bovinos confinados.
Paulo Henrique Cunha participou de treinamento no Poisonous Plant Research Laboratory (Logan, Utah, EUA) e, em seguida, seu aluno Fabrício Carrião realizou doutorado sanduíche na mesma instituição. Em 2019, pesquisadores de Logan vieram a Goiânia para realizar pesquisas sobre plantas tóxicas no cerrado na comunidade Kalunga, em Cavalcanti-GO, participando de um projeto de extensão organizado pela Profa. Maria Clorinda Fioravanti e das pesquisas a campo do Prof. Paulo Henrique. Eles também participaram do Congresso Brasileiro de Botânica e do I International Symposium of Toxicological Diagnosis, organizado pela Profa. Ana Flávia Botelho, com apoio da PRPG. O simpósio contou com pesquisadores das áreas de Medicina Veterinária, Medicina, Farmácia, Biologia, Engenharia Ambiental e Química.
Em 2023, o PPGCA aprovou, junto ao Edital FAPEG 04/2023, o projeto "Acelerando a Internacionalização no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da EVZ/UFG", financiado pela FAPEG (Termo de Outorga nº 1671), com R$ 18.000,00. O projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Clorinda Soares Fioravanti e contou com a participação do pesquisador visitante Prof. Dr. Juan Vicente Delgado Bermejo (UCO/Córdoba, Espanha). O projeto teve como objetivo promover a internacionalização do PPGCA e incluiu diversas atividades. Dentre as principais ações, foi ofertada a disciplina "Conservación de la biodiversidad de los animales domésticos locales. Patrimonio y generación de riqueza" (16h), ministrada no formato híbrido e aberta a pós-graduandos de Ciência Animal e áreas afins. A disciplina teve 17 estudantes matriculados, incluindo 5 de PPGs estrangeiros (3 da UCO/Espanha e 2 da UDELAR/Uruguai) e 12 brasileiros de diferentes instituições (UFG, UENF, UFRPE e UFBA). Além disso, mais 8 participantes acompanharam a disciplina como ouvintes.
O projeto também incluiu uma atividade extensionista, com uma roda de conversa sobre "Conservação das Raças Locais Brasileiras" e uma visita técnica à Fazenda Mutum de Pecuária Conservacionista, em Pirenópolis-GO, com foco no gado Curraleiro Pé Duro e nos porcos Nilo-Pirapetinga. Para estimular o empreendedorismo, foi promovida a palestra "Quando a academia e o empreendedorismo se encontram", no Parque Tecnológico da UFG, aberta a pós-graduandos, docentes e coordenadores de pós-graduação, realizada em parceria com a PRPI e o PPGCA.
O projeto foi encerrado com uma reunião na EVZ/UFG, reunindo sete docentes e dois estudantes do PPGCA, uma docente da EA/UFG e o Coordenador Administrativo da Secretaria de Relações Internacionais da UFG. Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de intercâmbio, bolsas, convênios e parcerias para Cotutela, resultando na intermediação para que a Profa. Dra. Ana Flávia Machado Botelho realizasse uma missão de investigação na área de Toxicologia Veterinária na UCO, sob a supervisão da pesquisadora espanhola María Rosario Moyano Salvago, com financiamento do Edital FAPEG nº 1/2024. Também foi organizada uma reunião para discutir co-tutela para dupla titulação de doutorado. Participaram da reunião a coordenação, docentes e discentes do PPGCA, além de docentes de outras unidades da UFG. O Prof. Dr. Juan Vicente Delgado Bermejo, pesquisador da Universidad de Córdoba (Espanha), esteve presente no Brasil a convite da Profa. Maria Clorinda e com apoio da FAPEG, e compuseram a mesa o Prof. José Felipe (coordenador do PPGCA) e um técnico administrativo representante da Secretaria de Relações Internacionais da UFG. O tema central da reunião foi a possibilidade de co-tutela, surgindo diversas possibilidades para início de colaborações.
O outro projeto fomentado pelo edital FAPEG 04/2023 foi do Prof. Éverton Kort Kamp Fernandes possui parcerias com Utah State University, USDA, Universidade Nacional de La Plata -Argentina, Universidade da Flórida.
O Simpósio Internacional em Doenças Emergentes e Reemergentes em Animais ocorreu nos dias 08 e 09 de agosto de 2024, promovido pelo PPGCA/UFG em parceria com UNESP, UnB, University of Glasgow e Universidade Eduardo Mondlane. O evento foi apoiado pelo Edital FAPEG 01/2024, visando a internacionalização de Programas de Pós-Graduação nota 5. Realizado na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, abordou a saúde animal e sua aplicação na saúde única, reunindo pesquisadores renomados. A programação incluiu palestras sobre doenças de cães e gatos, bovinos (raiva, tuberculose, clostridioses), saúde bucal e microbiomas. Entre os palestrantes estiveram Marcello Pasquale Riggio (University of Glasgow, Escócia), Cláudio Laisse (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Felipe da Silva Krawczak (UFG), Luiz Gustavo Schneider de Oliveira (UFG), Iveraldo Dutra (UNESP) e José Renato Borges (UnB). O evento teve 16 horas de carga horária, com 200 participantes esperados, sob a coordenação da Profa. Ana Carolina Borsanelli (UFG) e vice-coordenação do Prof. Luiz Gustavo Schneider de Oliveira (UFG), contando com o apoio de docentes e discentes da UFG. O simpósio fortaleceu a troca de conhecimento científico e o intercâmbio acadêmico entre instituições nacionais e internacionais.
Além do Simpósio, o Edital 01/2024 também apoiou a visita técnica da Profa. Ana F. M. Botelho à Universidade de Córdoba (Espanha) e do Prof. Luiz G. S. Oliveira à Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Em Córdoba, Ana Flávia realizou atividades de pesquisa e ensino no Departamento de Anatomia Patológica Comparada e Toxicologia da Faculdade de Veterinária, incluindo aulas sobre toxicocinética, biomarcadores toxicológicos, micotoxinas e regulamentação de medicamentos. Ela visitou o Hospital Veterinário (referência em diagnóstico por imagem) e o Biotério, um dos mais avançados da Europa, e acompanhou um experimento sobre efeitos toxicológicos de cianotoxinas em parceria com a Universidade de Sevilha. Também visitou a Fazenda Experimental e o Centro de Medicina Esportiva Equina, participou do evento "De la Universidad al Mundo del Ibérico" e ministrou três palestras sobre ecotoxicologia, micotoxinas e disruptores endócrinos. A visita fortaleceu parcerias internacionais e abriu oportunidades para projetos conjuntos e intercâmbio de estudantes.
O projeto “Ciência e Internacionalização na Pecuária Leiteira”, aprovado no Edital FAPEG 04/2024 - PROGRAMA PESQUISADOR VISITANTE ESTRANGEIRO 2024, coordenado pelo Prof. José Felipe W. Sprícigo, recebeu fomento de R$ 19.500,00. O projeto possibilitou a vinda do Dr. Osvaldo B. Pascottini, professor da University College of Dublin (UCD, Irlanda), em 2024. O pesquisador ministrou a disciplina “ADVANCED CONCEPTS IN REPRODUCTIVE HEALTH: ENDOMETRITIS AND TRANSITION PERIOD ADAPTATIONS”, com 12 discentes. Também participou do Simpósio “Uso das Biotecnologias da Reprodução para o Aumento da Eficiência Reprodutiva de Bovinos Leiteiros”, com 175 ouvintes, e ministrou duas palestras: “Uterine Health and Transition Period: Keys to Reproductive and Productive Efficiency” e “Impact of Embryo Technology on Dairy Farming”. Participou ainda de reuniões para a internacionalização do PPGCA.
O prof. José Felipe organizou, com recursos próprios do PPGCA, a ação de extensão "Internacionalização PPGCA e PPGZ: Palestras Internacionais", realizada entre 26/04/2024 e 26/07/2024. O evento contou com três palestras presenciais ministradas pelos pesquisadores Dra. Teresa Mogas e Dr. Jose Gasa Gaso (Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha) e Me. Murilo Rômulo Carvalho (Boehringer-Ingelheim, Canadá). As palestras abordaram temas como manejo nutricional de cerdas hiperprolíficas, biotecnologia em gametas e embriões bovinos e impacto da saúde animal na produção e reprodução de vacas leiteiras. O evento, destinado a membros do PPGCA, PPGZ e cursos de graduação, atingiu 116 pessoas. Além das palestras, os convidados discutiram oportunidades acadêmicas e científicas na América do Norte e Europa.
Destacam-se as parcerias resultantes das últimas ações. O Dr. Osvaldo B. Pascottini (UCD, Irlanda) já participou de duas bancas (qualificação e defesa) e é membro de uma proposta de projeto enviada à Chamada Universal 2024 (CNPq), coordenada pelo Dr. José Sprícigo. A Dra. Teresa (UAB, Espanha) participou de uma banca de mestrado e é corientadora do discente de doutorado José Eduardo Chaves, cujo processo de co-tutela está em tramitação na UAB e UFG.
O webinar "Conociendo LA RED REZGEN-IBA" ocorreu nos dias 15 e 30 de abril de 2024, às 15h (Lisboa), com transmissão pelo YouTube e inscrições via Google Forms. Realizado em espanhol, o evento contou com a participação de pesquisadores da Red REZGEN-IBA, financiada pelo Cyted, que reuniu 21 grupos e 164 pesquisadores de 16 países ibero-americanos, com o objetivo de desenvolver um programa cooperativo para caracterização, conservação e valorização do patrimônio zoogenético da região usando ferramentas genômicas. A Professora Maria Clorinda Soares Fioravanti (Universidade Federal de Goiás/Escola de Veterinária e Zootecnia/Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal) coordenou os grupos do Centro-Oeste do Brasil, com membros da UFG, Embrapa e UnB, focando na caracterização e conservação das raças Curraleiro e Pantaneiro. O evento está disponível nos links:links: https://www.youtube.com/watch?v=ODmP5fIzQCc e https://www.youtube.com/watch?v=YbsVqU90jdY
O Prof. Felipe Krawczak possui colaborações científicas na América do Norte, Central e do Sul. Nos EUA, mantém parceria com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças – EUA), junto ao Dr. Christopher Paddock, e com o Dr. Lucas Blanton, da University of Texas Medical Branch at Galveston (UTMB). Em sua disciplina “Doenças transmitidas por carrapatos de importância veterinária e saúde pública (CAN0651)”, contou com a participação de renomados professores e pesquisadores internacionais: Dr. Sérgio Bermúdez (Departamento de Investigación en Entomología Médica, Instituto Conmemorativo Gorgas de Estudios de la Salud, Panamá), Dr. Álvaro A. Faccini-Martínez (Associação Colombiana de Infectologia, Comitê de Medicina Tropical, Zoonoses e Medicina de Viagem, Colômbia) e Prof. Dr. Sebastián Muñoz-Leal (Departamento de Patologia e Medicina Preventiva, Faculdade de Ciências Veterinárias, Universidade de Concepción, Chile). Além disso, o Prof. Felipe ministrou um curso no Panamá em resposta à morte de 14 indígenas, promovendo o isolamento de pacientes, treinamento de médicos e técnicos do Instituto Gorgas para diagnóstico de Rickettsia pela RIFI. Essa consultoria representou um ato de solidariedade internacional, auxiliando diretamente o Ministério da Saúde do Panamá na implementação de diagnósticos da Febre Maculosa e permitindo a produção de antígenos no país. Como resultado dessa cooperação, foram publicados dois artigos em revistas de alto impacto científico: “Isolation of Rocky Mountain Spotted Fever Outbreak, Panama” (Emerging Infectious Diseases, Fator de Impacto 7,1) e “Rickettsia amblyommatis isolated from Amblyomma mixtum from two sites in Panama (Ticks and Tick-Borne Diseases, Fator de Impacto 3,1).
Em 2023 a UFG e o United States Department of Agriculture (USDA) oficializaram uma parceria assinando um convênio institucional, que foi intitulado: Elucidating Tick-fungal Entomopathogen Interactions for Improved Tick control. O convênio envolve o Laboratório coordenado pelo Prof. Éverton K. K. Fernandes, na UFG, e o laboratório coordenado pelo Dr. Jose Luis Ramirez, no USDA em Peoria, Illinois, Estados Unidos. O convênio prevê o desenvolvimento de pesquisa em conjunto, incluindo envio e recebimento de amostras para estudo, e intercâmbio de pesquisadores e estudantes das duas instituições. Essa parceria está sendo concretizada com alguns estudos em andamento, uma visita técnica do Dr. Jose L à UFG, e o doutorado Sanduíche de Salorrane Miranda do Nascimento Pinto ao USDA por 10 meses, entre 2023 e 2024. O convênio busca explorar o potencial dos fungos entomopatogênicos para o controle biológico de carrapatos e artrópodes de importância Médico Veterinária, investigando os mecanismos celulares e moleculares complexos que coordenam diferentes respostas destes artrópodes frente à infecção microbiana.
O Prof. Eugênio Araújo realizou pós-doutorado na Brown University e, no quadriênio passado, retornou à University of Rhode Island (EUA) para atualizar seus conhecimentos em técnicas laboratoriais. Sua orientada de doutorado, Karla Braga, fez doutorado sanduíche na Brown University, onde continua como pesquisadora. Durante esse período, Eugênio Araújo desenvolveu pesquisas no PPGCA, como os trabalhos sobre extratos de gabirobeira e pequi em osteossarcoma canino e a ação antioxidante da Beta lapachona.
A Profa. Cíntia Minafra e Rezende tem parcerias com a França, onde fez pós-doutorado em Microbiologia de Alimentos pela ANSES (2015-2016). Com a colaboração da egressa Alline de Paula Reis, o PPGCA tem fortalecido contatos com universidades francesas, especialmente com a Escola de Medicina Veterinária de Alfort, com o objetivo de iniciar pesquisas no próximo quadriênio, visando o fortalecimento de áreas estratégicas do programa.
Em 2023, o PPGCA, juntamente com o Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia (EA) da UFG, recebeu a visita de pesquisadoras da Universidade da Carolina do Norte. As professoras Ana Flávia Botelho (EVZ), então coordenadora, e Tatianne Ferreira (EA), acompanharam as pesquisadoras Ashley Gernat e Dannica Wal da NC State, mostrando os laboratórios para possíveis parcerias. O projeto também é uma parceria com o SENAI, representado pela egressa da EA, Thaís Santos.
A Profa. Livia Pascoal tem realizado parcerias com a Universidade de Murcia, onde realizou parte de seu doutorado. Os primeiros resultados dessas parcerias incluíram a ida de sua orientada Sarah Rodrigues para Murcia em 2019, para realizar parte de seus estudos de mestrado. Quando Sarah foi aprovada para o doutorado com Profa. Livia, continuou sendo orientada pelo Prof. Manoel Guillermo Ramis, da Universidade de Murcia, que também auxiliou a Profa. Livia em sua disciplina de Sanidade de Suínos no PPGCA em 2018 e 2019. Em 2023, Sarah foi para os EUA, onde trabalhou no projeto "Impacto da vacinação contra Lawsonia intracellularis em suínos co-infectados com Brachyspira hyodysenteriae" na University of Minnesota, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Vannucci. A parceria foi bem-sucedida, e Sarah passou a receber uma bolsa americana para concluir os trabalhos.
A Profa. Dra. Ana Carolina Borsanelli realizou estágio de pós-doutorado na University of Glasgow de 22 de junho a 19 de dezembro de 2023, desenvolvendo o projeto sobre modelos de biofilme in vitro para testar novos antimicrobianos contra patógenos associados à periodontite bovina. Durante esse período, colaborou com o Prof. Dr. Marcello Riggio em estudos microbiológicos e imunológicos. Também mantém parcerias científicas com a University of Surrey, University of Liverpool e Universidade de Évora.
Durante este quadriênio, três docentes (~15%) foram para o exterior para participar de estágio pós-doutoral e treinamento com grupos de pesquisa externos consolidados, sendo eles Paulo Henrique Jorge da Cunha (Mississippi State University, EUA), Ana Carolina Borsanelli (University of Glasgow, Escócia) e Bruno Benetti Giunta Torres (University of Guelph, Canadá).
Quanto aos discentes, seis doutorandos (~10%) realizaram doutorado sanduíche no exterior, sendo:
a) Valesca Henrique, orientada de doutorado do Prof Éverton Kort Kamp- Texas A&M University, EUA - orientador estrangeiro Dr. Albert Mulenga, período: 2022 (Edital PDSE).
b) Tainara de Souza, orientada de doutorado da professora Liliana Borges de Menezes- University of Harvard, EUA- orientador estrangeiro: YU SHRIKE ZHANG. Período: 2022 (Edital PDSE).
C) Sarah Rodrigues Chaves, orientada de doutorado da professora Lívia Pascoal- University of Minnesota, EUA- orientador estrangeiro Fábio Vannucci. Período: 2022 (Bolsa cedida pela universidade estrangeira).
D) Salorrane Miranda, orientada de doutorado do Prof Éverton Kort Kamp- USDA, EUA- orientador estrangeiro Dr. Jose Luis Ramirez, 2023 (Edital PDSE).
E) Luana Ribeiro, orientada de doutorado do Prof Bruno Benetti- Université de Montreal, CA - orientadora estrangeira Profa. Dra. Aude Castel, 11/2023 a 08/2024 (Edital PDSE).
F) Joseph Mamboungou Junior - orientado de doutorado do Prof Éverton Kort Kamp- Universidade de Lisboa, Portugal- orientador estrangeiro Dra. Nélia Cristina da Costa Mestre, período: 2024 (Edital PDSE).
Destacamos que dois discentes, orientados pelo prof. José F. W. Sprícigo, desenvolveram atividades no exterior ligadas às suas dissertações. Roberta Reis esteve durante seis meses (2022) na Fazenda Maddox Dairy Farm, (Califórnia, EUA), sob a supervisão da Me. Daniela Demetrio. Pedro H. Déo passou três meses (2024) no Virginia Polytechnic Institute and State University, na Virgínia (EUA), sob a supervisão do Dr. Prof. Vitor Mercadante. Durante este quadriênio, não houve cotutela discente nem dupla titulação com outras instituições. No entanto, estamos em processo de definição de acordos para a realização de co-tutela com a Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, Espanha) para um aluno de doutorado já em curso.
A participação de alunos estrangeiros no PPGCA fortalece a internacionalização e aumenta a visibilidade do programa nos países de origem desses estudantes, além de solidificar futuros laços de intercâmbio com as instituições estrangeiras onde esses egressos venham a trabalhar. Neste quadriênio, tivemos quatro estudantes estrangeiros: Carla Marti Castelló (Espanha) e Dina Maria Beltrán Zapa (Colômbia) para doutorado, e Carlos Damian Segovia (Argentina) e Katalina Cifuentes (Colômbia) para mestrado. A tese de doutorado de Carla Castelló foi indicada internamente no PPGCA como a melhor tese de 2022, com o tema "Terapia Fototérmica com Nanopartículas Magnéticas como Estimuladora da Imunidade Antitumoral no Câncer Mamário Canino".
Em 2021 retomamos as atividades presenciais de dois grupos de conversão: Coffee Talks e Conversación en español. Onde alunos de diferentes países se reúnem para estimular a conversão nas línguas inglesa e espanhola, respectivamente. Ambos os grupos são coordenados por orientadores do PPGCA e têm encontros semanais.
O PPGCA oferece mecanismos para recepcionar alunos estrangeiros, como os projetos de extensão English Conversation Meeting e Encuentro de conversación en español, que integram discentes da EVZ-UFG com a comunidade acadêmica e membros externos, promovendo a prática de oratória em inglês e espanhol. Os encontros semanais, organizados por estudantes fluentes selecionados pela coordenação, têm o objetivo de aproximar alunos estrangeiros e brasileiros, facilitando a conversação e o entendimento cultural. Além disso, o programa oferece disciplinas em língua estrangeira, como Special Seminars on Veterinary Animal Science e Critical Analysis of Scientific Papers, ministradas em inglês. A UFG também apoia com a disciplina "Português para Estrangeiros", disponível para alunos e docentes estrangeiros, com variantes de nível e idioma. A partir de 2020, oo site do PPGCA (https://ppgca.evz.ufg.br/) além do português, o site do PPGCA está disponível em sete idiomas: inglês, espanhol, mandarim, alemão, francês, italiano e Libras.
Inserção internacional
Todos os professores permanentes do PPGCA participam como revisores em periódicos internacionais. O Prof. Éverton Kort Kamp Fernandes participa como editor associado de uma revista nacional e duas estrangeiras - Revista de Patologia Tropical (UFG e Sociedade Brasileira de Parasitologia), Frontiers in Fungal Biology: Fungi-Animal Interactions, e BioControl (Springer Nature). O professor José Felipe Warmling Sprícigo participou como Editor Convidado em edições especiais das revistas (i) Frontiers in Animal Science (Frontiers 2022-2023) e (ii) Dairy (MDPI, 2023- 2024)
Todos os docentes permanentes e colaboradores que participaram de congressos e eventos internacionais (tanto na parte de organização quanto como ouvinte). Alguns eventos tiveram uma destacável participação e/ou organização tanto por docentes quanto discentes do PPGCA. Todos os professores permanentes, 100%, auxiliaram na organização de eventos nacionais ou internacionais. Entre eles podemos citar os professores: José Felipe (ADSA 2023), Welber (“32 World Buiatrics Congress Mexico 2024), Welber, Felipe, Everton e Caio (VIII Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos), Maria Clorinda (VII Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos).
Os docentes do PPGCA participaram como palestrantes em vários eventos internacionais de alta relevância dentro de suas respectivas áreas. O professor José Felipe ministrou a palestra “Why the intrafollicular transfer of immature oocytes can be an alternative for the conventional systems of embryo production in cattle” no congresso “First Morulas Virtual Research Meeting” realizado na modalidade virtual pela International Embryo Technology Society (IETS) em 2022.
O docente Welber Daniel Zanetti Lopes foi destaque no evento “32 World Buiatrics Congress Mexico 2024” realizado no México entre os dias 20 e 24 de maio de 2024. Neste evento, ministrou palestra sobre o impacto do controle estratégico contra o carrapato bovino com fluralaner, sobre os agentes da tristeza parasitária bovina em bezerras holandesas criadas em uma região de clima tropical. No final, Welber Daniel Zanetti Lopes moderou esta mesma mesa redonda, que teve a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.
Todos os docentes permanentes do PPGCA possuem publicações dentro do quadriênio com grupos nacionais e/ou internacionais. Tal fato pode ter sido resultado da política de estímulo à publicação, onde o PPGCA realiza o pagamento da tradução ou revisão da língua inglesa do artigo, ou mesmo auxilia no pagamento da taxa de publicação.