Espaço Físico

O PPGCA faz parte da EVZ, localizando-se no Campus Samambaia da Regional Goiânia da UFG. A EVZ dispõe de uma área de 48 hectares destinada a pastagens e lavouras além de extensa área construída com edificações para a realização das atividades didáticas, de pesquisa e de extensão. São 26 salas de aulas, 29 laboratórios, um Hospital Veterinário e instalações para as seguintes especialidades de produção animal: confinamento (produção de bovinos de corte), aviário-escola (produção de frango de corte), fazenda escola (bovinocultura leiteira), caprinocultura, piscicultura, suinocultura, fábrica de ração e quatro currais.

Afora desta estrutura, em 1986, a EVZ recebeu da União a Fazenda Tomé Pinto, com 120 hectares, sob a forma de cessão por tempo indeterminado. A Fazenda está localizada no município de São Francisco de Goiás e desde esta data foram concluídos 10 experimentos na Fazenda.

O PPGCA conta atualmente com uma secretaria, sala de reuniões e da coordenação, almoxarifado, copa e duas salas de aula para 40 estudantes cada, sala de informática e um auditório com capacidade para 90 pessoas. A infraestrutura consolidada atende perfeitamente o universo de estudantes matriculados, com qualidade e conforto.

A lista de laboratórios multiusuários com seus respectivos coordenadores e regulamentos estão disponibilizados na página do Programa pra que o discente se inscreva para o uso dos locais. Estes laboratórios envolvem os ambulatórios do Hospital Veterinário, os galpões e canil de experimentação, o biotério, o laboratório de patologia clínica e o laboratório de cultivo celular. Além dos laboratórios existe à disposição dos participantes do PPGCA, o confinamento experimental de bovinos de corte da EVZ/UFG, sob a coordenação do professor Juliano José de Resende Fernandes, e os segmentos de avicultura, caprinocultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, que possuem uma significativa população de animais.

Os alunos do PPGCA também tem a disposição o espaço do Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA). O CPA é referência regional e nacional em controle de qualidade microbiológica e físico-química de matérias-primas e produtos acabados destinados à alimentação humana e animal e, em capacitação de mão-de-obra e desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. Atualmente é composto por 5 unidades analíticas, as quais são: Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água (LMA), Laboratório de Qualidade do Leite (LQL), Laboratório de Biologia Molecular (LBM), Laboratório de Microbiologia (LMB) e Laboratório de Físico-Química (LFQ).

Os estudantes de graduação e pós-graduação dedicam parte de seu tempo para prover cuidados clínicos, cirúrgicos e sanitários a estes animais. Além disso, estes segmentos mantem relação com a comunidade universitária e comunidade externa por meio da comercialização de subprodutos (leite, carne, ovos) e ensinamentos sobre estas atividades dentro da cascata de produção agropecuária.