Ementa: Aspectos Éticos e Legais em Experimentação Animal

01.Nome da disciplina: Aspectos éticos e legais em experimentação animal

02.Responsável: Marina Pacheco Miguel

03.Colaborador: Liliana Borges de Menezes; Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera

04.Carga horária: 32

05.Créditos: 02

06.Semestre: 02

07.Objetivos: O foco da disciplina é fornecer aos alunos de pós-graduação informações atualizadas sobre ética e legislação vigente aplicável a pesquisas desenvolvidas com animais, com enfoque nas normatizações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e instituições internacionais similares. Fornecer ainda, subsídios aos alunos, embasando-os para a formulação de projetos e para o desenvolvimento de pesquisas pautadas em princípios éticos e legais vigentes a fim de garantir o bem-estar de animais de experimentos.

08. EmentaAspectos éticos e legais vigentes em experimentação animal com objetivo de garantir o bem-estar animal nas pesquisas.

09.Programa:

Aula 01: Apresentação da disciplina. Aspectos éticos na experimentação animal – abordagem geral.

3 horas

Aula 02: Histórico da ética e legislação na pesquisa com animais.

3 horas

Aula 03: O CONCEA e o papel das comissões de ética no uso de animais (CEUAs).

2 horas

Aula 04: Métodos alternativos: conceitos e tipos

Aula 05: Seminários: Exemplos de métodos alternativos

Aula 06: Seminários: Exemplos de métodos alternativos