Ementa: Planejamento e Análise de Experimentos

Colaborador: Prof. Emmanuel Arnhold / Prof. Fabrício Carrião

Semestre: primeiro

Objetivos:

- Objetiva-se que os alunos desenvolvam o raciocínio matemático.
- Objetiva-se que os alunos compreendam a importância das análises estatísticas para a pesquisa científica.
- Objetiva-se que os alunos procedam de maneira correta o planejamento estatístico de experimentos científicos.
- Objetiva-se que os alunos procedam de maneira correta à apresentação, as análises, as discussões, as conclusões e a tomada de decisão sobre um determinado fenômeno interpretado matematicamente.

EmentaEstatística descritiva. Introdução à Inferência: conceitos, amostragem, intervalos de confiança, testes de hipóteses. Análise de variância. Correlação e Regressão.
Programa:
Aula I: Estatística Descritiva: Variáveis. Somatório. Distribuição de freqüências. Medidas de posição (média, moda e mediana). Medidas de dispersão (variância, desvio padrão, erro padrão da média e coeficiente de variação).
Aula II:.Inferência Estatística: Conceitos (população, amostra, parâmetro, estimador e estimativa). Amostragem. Estimação por ponto e intervalo (intervalo de confiança para uma média e uma proporção).
Aula III: Inferência Estatística: Testes de hipóteses (Testes F e t).
Aula IV: Inferência Estatística: Testes de hipóteses (Testes Qui-quadrado, Mann Whitney e Wilcoxon).
Aula V: Prova 1
Aula VI: Análise de Variância: Princípios. Transformação de dados. Análise de variância em delineamento inteiramente casualizado.
Aula VII: Análise de Variância: Análise de variância em blocos casualizados e quadrado latino.
Aula VIII: Análise de Variância: Testes de hipóteses após a análise de variância.
Aula IX: Prova 2
Aula X: Análise de Variância: Experimentos em esquema fatorial.
Aula XI: Análise de Variância: Experimentos em esquema fatorial.
Aula XII: Prova 3
Aula XIII: Correlação e Regressão: Correlação de Pearson e Spearmann, regressão linear simples, regressão polinomial e análise de variância da regressão.
Aula XIV: Aula Complementar: Experimentos em parcelas subdivididas. Análise conjunta de experimentos. Análise de covariância. Testes de Kruskal-Wallis e Friedman.
Aula XV: Prova 4

Avaliação: Realização de quatro provas com pesos iguais.
Referências Bibliográficas:
  1. Básica

BANZATTO, D.A.; KRONKA, S. do N. Experimentação agrícola. 4a edição. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 237p.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 2a edição. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

PIMENTEL-GOMES, F. Curso de Estatística Experimental. 15º ed. Editora Fealq, 2009. 395p.

SAMPAIO, I. B. M.Estatística aplicada à experimentação animal. 2a edição. Belo Horizonte: Editora FEPMVZ, Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2002. 265p.

VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 3a edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004. 196p.

VIEIRA, S. Estatística experimental. 2ª Ed., São Paulo: Editora Atlas, 1999. 185p.

1. Complementar

COCHRAN, W.G.; COX, G.M. Experimental desings. Nova Iorque, John Wiley, 1950.

KAPS M. & LAMBERSON, W. R. Biostatistics for Animal Science: an introductory text. 2nd Edição. CABI Publishing, Wallingford, Oxfordshire, UK, 2009. 504p.

MONTGOMERY, D. C. Design and analysis of experiments. 6 ed. USA: John Wiley & Sons, 2005.