Ementa: Biossegurança em laboratórios de pesquisa e biotérios

Atualizado em 07/06/17 08:36.

01.Nome da disciplina: Biossegurança em laboratórios de pesquisa e biotérios

02.Responsável: Luciana Batalha de Miranda Araújo

03.Colaborador: Eugênio Gonçalves de Araújo

04.Carga horária: 32 horas

05.Créditos: 02

06.Semestre: 2

07.Objetivos: Conferir aos alunos conhecimentos básicos sobre biossegurança em diferentes tipos de laboratório e biotérios, assim como capacita-los a tomar decisões assertivas em momentos críticos durante a conduta de procedimentos técnicos nestes ambientes. Conferir treinamento básico em segurança na rotina laboratorial e de biotérios visando a excelência em execução dos procedimentos dentro dos padrões exigidos, e aferindo confiabilidade ao experimento executado.

08.EmentaPrincípios de Biossegurança. Tipos de Risco. Métodos de Controle de Agentes de Risco. Biossegurança em Laboratórios de Biologia e Microbiologia. Biossegurança em Laboratórios da Areá da Saúde. Biossegurança em Laboratórios de Nutrição. Biossegurança em Laboratórios de Química. Biossegurança em Biotérios.

09.Programa: CIPAC / SATS

10. Avaliação: Assiduidade, Participação na discussão de temas propostos em sala de aula, Compreensão e qualidade da apresentação oral de tema pré-estabelecido pelo docente.

11.Referências Bibliográficas (Livros, Periódicos, Outros)1. Laboratory Biosafety Manual CDC, 2. Biosafety World Health Organization, 3. American Journal of Infection Control, 4.Chemical Hazards CDC, 5.Biosafety in laboratorial facilities (Biosafety and Health Unit, Belgium), 6. Animal Biosafety Manual (Arizona State University), 7. Manual de cuidados e procedimentos com animais de laboratório do biotério de experimentação do departamento de Química da Universidade de São Paulo.