Weby shortcut

Ementa: Doenças e manejo integrado de suínos

Atualizado em 30/06/17 09:39.

01. Nome da disciplina: Doenças e manejo integrado de suínos

02. Responsável: Lívia Mendonça Pascoal

03. Colaborador: Moema Pacheco Chediak Matos

04. Carga horária: 48 horas

05. Créditos: 3

06. Semestre: terceiro

07. Objetivos:  Aprimoramento em clínica, diagnóstico e terapêutica das principais doenças de suínos, e a relação entre manejo e enfermidades, com foco na prevenção.

08.Ementa: Doenças dos suínos, definição do sistema intensivo de produção de suínos e seus princípios visando a produção de animais com bom estado sanitário e consequentemente alcançando os índices de produção esperados. Descrição do roteiro de visita a um sistema intensivo de produção de suínos com ênfase na detecção de possíveis falhas de manejo que podem desencadear problemas sanitários nas granjas. Discussão de artigos.

09.Programa: Doenças dos suínos, componentes do sistema intensivo de produção de suínos, tipos de visitas e preparação das visitas, visitas à sistemas de produção, confecção de relatórios sobre a visita, apresentação e discussão dos relatórios, seminários. Discussão de artigos.

10. Avaliação: Provas, Apresentação de seminários, participação na discussão de temas propostos em sala de aula, aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

11. Referências Bibliográficas:

  1. Associação Brasileira dos Criadores de Suínos. Produção de Suínos. Brasília: 2014. 905p.
  2. Sobestiansky J. Barcellos D. Clínica Veterinária em Sistemas intensivos de Produção de Suínos e Relatos de Casos Clínicos. Goiânia: Gráfica Art 3, 2001. 150p.
  3. Sobestiansky J. Barcellos D. Doenças dos Suínos, 2a ed. Goiânia:Cânone Editorial, 2012. 958p.
  4. Sobestiansky J. Wentz I. Silveira, P.R.S. Sesti, L.A. Suinocultura Intensiva Produção, manejo e saúde do rebanho. Concórdia: Embrapa, 1998. 388p.
  5. Zimmerman JJ. Karriker LA. Ramirez A. Schwartz KJ. Stevenson GW. Disease of swine. 10a ed. Wiley-blackwell: Iowa State University Press. 961p.