Ementa - Critical analysis of scientific papers

Nome da disciplina: Critical Analysis of Scientific Papers

Responsável: Ana Flávia Machado Botelho

Colaboradores: Paulo Henrique Jorge da Cunha, Danieli Brolo Martins

Carga horária: 32 horas

Créditos: 2

Semestre: segundo

Objetivos da disciplina:

Objetivo Geral:Discorrer sobre as formas de avaliação de um artigo científico. Abordar a análise crítica de trabalhos referentes a relatos de caso e pesquisas na área de Clínica Médica Veterinária. Fornecer embasamento teórico para o estabelecimento de conceitos importantes para redação e avaliação de artigos científicos. Incentivar e preparar os discentes para apresentações em língua inglesa

Objetivos Específicos:

Abordar os principais conceitos de análise científica.

Preparar os discentes para discussões científicas na língua inglesa.

Fornecer embasamento teórico para escolha de periódicos.

Fornecer embasamento teórico para redação e avaliação de artigos científicos.

Ementa: Estudo crítico em língua inglesa sobre evidência científica de temas vinculados à Clínica Médica Veterinária. A disciplina se baseia na análise crítica de artigos científicos por meio de avaliação das suas bases teóricas e metodológicas assim como estruturais (avaliação do título, resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão e referências bibliográficas).

PROGRAMAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA  

  • Introduction to Critical Analysis of Scientific Papers (2h)
  • How to write a scientific article (2h)
  • How to choose a trustworthy journal(2h)
  • Critical analysis of titles and abstracts (2h)
  • Critical analysis of introduction, aims and scope (2h)
  • Critical analysis of methodology (2h)
  • Critical analysis of results and discussion (2h)
  • How to prepare a manuscript for international journals (2h)
  • English writing for scientific papers (2h)
  • Critical analysis of scientific papers (2h)
  • Critical analysis of scientific papers (2h)
  • Critical analysis of scientific papers (2h)
  • Critical analysis of scientific papers (2h)
  • Presentation of seminars (2h)
  • Presentation of seminars (2h)
  • Presentation of seminars (2h)

 

* Sujeito a alterações ao longo do semestre

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Serão ministradas aulas teóricas expositivas dialogadas na língua inglesa sobre os temas do conteúdo programático utilizando recursos audiovisuais com atividades de fixação;Leituras programadas; Discussão em pequenos grupos; Palestras com convidados

RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro-negro; Data-show; Textos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Frequência em sala de aula;

Observação do nível de participação e interesse dos alunos no decorrer da aula;

Apresentação de um seminário crítico com tema atual na área de pesquisa de cada discente na língua inglesa;

Os alunos serão avaliados por meio do seminário, de peso 0,8 e participação na sala de aula, peso 0,2. A nota final será obtida através de média aritmética, de acordo com a seguinte fórmula:

 

0,8 N1 + 0,2 N2

 

Conforme previsto no RGCG, será aprovado o aluno que obtiver média ≥ a 6,0 e frequência ≥ a 75%

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  • Volpato GL (2007a) Bases Teóricas para Redação Científica. 1ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)
  • Volpato GL (2007b) Ciência: da Filosofia à Publicação. 5ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)
  • Volpato GL (2006) Dicas para Redação Científica. 2ª. Ed. Bauru, SP. Joarte Gráfica e Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)
  • Volpato GL (2003) Publicação Científica. 2ª Ed. Botucatu, SP. Tipomic Gráfica e Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR