Ementa - Aplicações de técnicas moleculares em parasitologia

Nome da disciplina:Aplicações de técnicas moleculares em parasitologia

Responsável: Viviane Zeringóta Rodrigues Cotta e Felipe Krawczak

Colaborador: Fábio Gregori (Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP)

Carga horária: 32h (24 horas teóricas e 8 horas práticas)

Créditos: 02

Semestre: Segundo

Objetivos: A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e aplicar os fundamentos da biologia molecular, como mecanismos genéticos básicos DNA, RNA, genes e proteínas. Fornecer informações atualizadas sobre as aplicações de métodos de tipagem de parasitos ao nível da molécula de DNA, sabendo compreender o uso e as limitações das técnicas.

Ementa: Introdução à biologia molecular, bases conceituais, história, ferramentas. Compreensão do desenvolvimento técnico da metodologia e da análise crítica de suas aplicações. Técnicas moleculares aplicadas ao estudo em parasitologia: pesquisa da relação parasito/hospedeiro, epidemiologia molecular, sistemática filogenética (taxonomia, filogenia, genética de populações).

Programa:  A disciplina será ministrada de forma condensada em 10 dias de aula, sendo que as datas e horários serão acertados previamente e com a antecedência necessária junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

Avaliação: Os alunos serão avaliados por meio de apresentação de seminário e banner, além da participação durante as discussões de artigos em sala de aula.

Referências Bibliográficas:

ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Artes médicas, 5ªed, 2010.

BROWN, T. A. Genomes. 2nd ed. Oxford, BIOS Scientific Publishers Ltd., 2002. Acesso livre no endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/bv.fcgi?rid=genomes.TOC&depth=2

GOSLING, P.J. Dictionary of parasitology. Taylor & Francis Group, 2005.

GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; LEWONTIN, R.C.; CARROLL, S.B. Introdução à Genética. Editora Guananbara Koogan S.A. 9ªed, 2008.

LEMEY, P.; SALEMI, M.; VANDAMME, AM. The phylogenetic handbook – a pratical approach to phylogenetic analysis and hypothesis testing. Cambridge University Press, 2009.

LODISH, H.; BERK, A.; MATSUDAIRA, P.; KAISER, C.A.; KRIEGER, M.; SOTT, M.P.; ZIPURSKY, L.; DARNELL, J. Molecular Cell Biology, 4ªed, W. H. Freeman, 2003

MATIOLI, S.R.; FERNANDER, F.M.C. Biologia Molecular e Evolução. Holos, 2ªed, 2012.

MOREIRA, L.M. Ciências genômicas: fundamentos e aplicações. Sociedade Brasileira de Genética, Editora Cubo, 2015.

Artigos científicos dos principais periódicos relacionados à parasitologia, tais como: Tick and Tick-borne Diseases, Veterinary Parasitology, Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, Experimental and Applied Acarology, Journal of Parasitology, Applied and Environmental Microbiology.