Ementa- Integração ensino, pesquisa e extensão I

Disciplina: Integração ensino, pesquisa e extensão I

Coordenadora: Naida Cristina Borges

Participantes: Marco Augusto Machado Silva.

CH: 32h

Créditos: 2

Nível: mestrado e doutorado.

 

Ementa:

A disciplina em questão tem como norte a Resolução conjunta - CONSUNI/CEPEC No 01/2017 que trata da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Esta é uma disciplina obrigatória para todos os bolsistas (CAPES, CNPq, UFG, FAPEG e outras) e eventualmente poderá ser ofertada para estudantes que não são bolsistas. As atividades do estudante em ensino, pesquisa e extensão serão sempre supervisionadas pelo orientador, em primeiro plano, e pelos professores responsáveis pelas disciplinas e pelos projetos aos quais serão inseridos.

 

Objetivos da disciplina

Objetivo Geral:

A disciplina deverá proporcionar ao estudante a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na educação básica.

 

Objetivos Específicos:

- Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas regulares da graduação (no âmbito da UFG) e em escolas públicas de ensino fundamental e médio, considerando as áreas do conhecimento associadas a suas atividades de pesquisa;

- Participar de programas de monitoria e tutoria e de projetos de ensino para estudantes, promovidos pela UFG;

- Desenvolver atividades de ensino e/ou orientação no âmbito da UFG, associadas a grupos de estudo, grupos de pesquisa, projetos de extensão, seminários e minicursos.

 

 

PROGRAMAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA :

Aula 1: Apresentação (oral e escrita) do Plano de Trabalho

Aula 2: Apresentação (oral e escrita) das Atividades Desenvolvidas

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Os coordenadores da disciplina irão avaliar o Plano de Trabalho e do Relatório de Atividades desenvolvidas comunicando a finalização (aprovado ou reprovado) das atividades à secretaria do programa para fins de registro.

RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro-negro; Data-show; Textos

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  1. No início da disciplina o estudante fará a apresentação (oral e escrita) de um Plano de Trabalho constando a proposta das atividades a serem desenvolvidas no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.
  2. Ao final da disciplina o estudante fará a apresentação (oral e escrita) das Atividades Desenvolvidas de acordo com o Plano de Trabalho apresentado.

 

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

https://prpg.ufg.br/p/25454-estagio-docencia

Volpato GL (2007a) Bases Teóricas para Redação Científica. 1ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)

Volpato GL (2007b) Ciência: da Filosofia à Publicação. 5ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)

Volpato GL (2006) Dicas para Redação Científica. 2ª. Ed. Bauru, SP. Joarte Gráfica e Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)