Ementa- Integração ensino, pesquisa e extensão I

Disciplina: Integração ensino, pesquisa e extensão I

Coordenadora: Naida Cristina Borges

Participantes: Marco Augusto Machado Silva.

CH: 32h

Créditos: 2

Nível: mestrado e doutorado.

Ementa:

A disciplina em questão tem como norte a Resolução conjunta - CONSUNI/CEPEC No 01/2017 que trata da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Esta é uma disciplina obrigatória para todos os bolsistas (CAPES, CNPq, UFG, FAPEG e outras) e eventualmente poderá ser ofertada para estudantes que não são bolsistas. As atividades do estudante em ensino, pesquisa e extensão serão sempre supervisionadas pelo orientador, em primeiro plano, e pelos professores responsáveis pelas disciplinas e pelos projetos aos quais serão inseridos.

Objetivos da disciplina

Objetivo Geral:

A disciplina deverá proporcionar ao estudante a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na educação básica.

Objetivos Específicos:

- Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas regulares da graduação (no âmbito da UFG) e em escolas públicas de ensino fundamental e médio, considerando as áreas do conhecimento associadas a suas atividades de pesquisa;

- Participar de programas de monitoria e tutoria e de projetos de ensino para estudantes, promovidos pela UFG;

- Desenvolver atividades de ensino e/ou orientação no âmbito da UFG, associadas a grupos de estudo, grupos de pesquisa, projetos de extensão, seminários e minicursos.

PROGRAMAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA :

Aula 1: Apresentação (oral e escrita) do Plano de Trabalho

Aula 2: Apresentação (oral e escrita) das Atividades Desenvolvidas

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Os coordenadores da disciplina irão avaliar o Plano de Trabalho e do Relatório de Atividades desenvolvidas comunicando a finalização (aprovado ou reprovado) das atividades à secretaria do programa para fins de registro.

RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro-negro; Data-show; Textos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

1. No início da disciplina o estudante fará a apresentação (oral e escrita) de um Plano de Trabalho constando a proposta das atividades a serem desenvolvidas no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.
  2. Ao final da disciplina o estudante fará a apresentação (oral e escrita) das Atividades Desenvolvidas de acordo com o Plano de Trabalho apresentado.

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

Volpato GL (2007a) Bases Teóricas para Redação Científica. 1ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)

Volpato GL (2007b) Ciência: da Filosofia à Publicação. 5ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)

Volpato GL (2006) Dicas para Redação Científica. 2ª. Ed. Bauru, SP. Joarte Gráfica e Editora. (Disponível na secretaria do PPGCA)