Ementa - Bases Gerais da Cirurgia Animal

1. NOME DA DISCIPLINA: Bases Gerais da Cirurgia Animal

2. RESPONSÁVEL: Prof. Ser. Marco Augusto Machado Silva

3. COLABORADORES: Luiz Augusto de Souza, Bruno Benetti Junta Torres, Antônio Dionísio F. Noronha Filho.

4. CARGA HORÁRIA: 32 horas

5. CRÉDITOS: 2créditos

6. SEMESTRE: 2º semestre

7. EMENTA:

A disciplina Bases Gerais da Cirurgia Animal visa oferecer aos alunos de pós-graduação conhecimentos teóricos e práticos básicos, intermediários e avançados, sobre os seguintes temas:

- Atualidades em profilaxia da infecção em cirurgia animal

- Recursos de imagem no auxílio diagnóstico do paciente cirúrgico

- Uso dos lasers em cirurgia

- Novas tecnologias e métodos avançados de hemostasia

- Uso dos grampeadores cirúrgicos

- Atualidades em fios de sutura e suas aplicações

- Bases e avanços em cirurgia torácica em pequenos animais

- Bases e avanços em cirurgia abdominal em pequenos animais

- Bases e avanços em cirurgia ortopédica em pequenos animais

- Bases e avanços em neurocirurgia em pequenos animais

- Princípios gerais e avanços em cirurgia de grandes animais

8. OBJETIVO GERAL: Conferir ao discente de pós-graduação um conhecimento global sobre os princípios gerais e atualidades em cirurgia veterinária, desde a prevenção da infecção aos avanços em tecnologias e técnicas cirúrgicas, aplicadas aos pacientes e seus diferentes órgãos e sistemas.

8.1 Objetivos específicos:

• Revisar os conhecimentos do discente em relação aos princípios gerais em cirurgia animal;
  • Revisar a abordagem geral e cuidados com o paciente cirúrgico;
  • Abordar fundamentos e novos aspectos em cirurgia de pequenos animais;
  • Abordar fundamentos e novos aspectos em cirurgia de grandes animais.

9. PROGRAMA: A disciplina poderá ser ministrada distribuída ao longo do semestre letivo ou na forma condensada, sendo que as datas, horários e conteúdo programático serão acertados previamente e com a antecedência necessária junto à coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

10. ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Serão realizadas no formato de aulas expositivas, discursivas e/ou seminários. Os alunos serão orientados e incentivados a buscarem literatura atualizada sobre cada assunto, utilizando os preceitos da medicina veterinária baseada em evidências, para o preparo das discussões e seminários. Após a etapa expositiva, haverá tempo para debate entre os alunos e professores, os quais estimularão o raciocínio crítico baseado em problematização. Algumas aulas práticas poderão ser realizadas em peças ou cadáveres, ao exemplo de treinamento de técnicas cirúrgicas. O aluno também deverá acompanhar e/ou auxiliar durante os atendimentos e procedimentos clínico-cirúrgicos de rotina do Hospital Veterinário, onde terão a oportunidade de discutir e sanar suas dúvidas.

11. RECURSOS DIDÁTICOS: Dada show, computador, quadro e giz, microscópio. Em determinadas aulas, os alunos deverão comparecer às aulas com laptop com software específico de interpretação de imagem avançada.

12. AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados por sua assiduidade, pontualidade, participação nas atividades práticas e seminários apresentados. Também poderão ser realizadas avaliações teórico-práticas de assuntos específicos, na dependência do critério do professor. Independentemente da nota final obtida, será considerado reprovado o aluno que tiver 25% ou mais de faltas nas atividades programadas da disciplina.

13. REFERÊNCIAS

1. Johnston SA, Tobias KM. Veterinary surgery – small animal. 2.ed., Saint Louis: Elsevier, 2017. 2379p.
  2. Brun MV. Videocirurgia em pequenos animais. São Paulo: Roca, 2015. 352p.
  3. Kraus KH et al. Small animal fracture repair – a case-based approach. Boca Raton: CRC Press, 2017.170p.
  4. Lhermette P, Sobel D. BSAVA manual of canine and feline endoscopy and endosurgery. London: British Small Animal Veterinary Association, 2010. 234p.
  5. Hall EJ et al. BSAVA manual of canine and feline gastroenterology. London: British Small Animal Veterinary Association, 2011.334p.
  6. Fingeroth J, Thimas W. Advances in intervertebral disk disease in dogs and cats. Ames: ACVS Press, 2015. 321p.