Integração ensino, pesquisa e extensão na ciência animal II

Aggiornato il 18/08/22 13:43

01.Nome da disciplina: Integração ensino, pesquisa e extensão na ciência animal II

02.Responsável: Álvaro Ferreira Júnior 

03.ColaboradoresLeandro Guimarães Franco

04.Carga horária: 32 horas

05.Créditos: 2

06.Semestre: todo semestre (obrigatória para bolsistas de doutorado)

07.Objetivos: 

7.1. GERAIS
A disciplina deverá proporcionar ao estudante a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na educação básica.

7.2. ESPECÍFICOS
- Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas regulares da graduação (no âmbito da UFG) e em escolas públicas de ensino fundamental e médio, considerando as áreas do conhecimento associadas a suas atividades de pesquisa;
- Participar de programas de monitoria e tutoria, de projetos de ensino e pesquisa para estudantes de graduação e pós-graduação lato sensu, promovidos pela UFG;
- Desenvolver atividades de ensino e/ou orientação no âmbito da UFG, associadas a grupos de estudo, grupos de pesquisa, grupos de ensino, projetos de extensão, seminários e minicursos.

08.Ementa: A disciplina possui respaldo e fundamenta-se na Resolução conjunta - CONSUNI/CEPEC nº 01/2017, que trata da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Esta é uma disciplina obrigatória para todos os bolsistas (CAPES, CNPq, UFG, FAPEG e outras), sendo ofertada em caráter não obrigatório a discentes não bolsistas. A realização das atividades pelo discente serão sempre supervisionadas pelo orientador, em primeiro plano, e pelos professores responsáveis pelas disciplinas e pelos projetos aos quais serão inseridos.

09.Programa: 

11/08 - Aula inaugural - Presencial - Auditório PPGCA
18/08 - Prazo para entrega do Formulário de Atividades Propostas
18/10 - Prazo para entrega do Formulário de Atividades Propostas e Desenvolvidas até o momento - Via Class Room
27/10 - Apresentação oral das atividades desenvolvidas até o momento - Presencial - Auditório PPGCA - 08:00 às 18:00
21/11 – Prazo para entrega do Formulário de Atividades Finais Desenvolvidas - Via Class Room
24/11 – Apresentação Oral das Atividades Finais Desenvolvidas - Presencial - Auditório PPGCA
* Sujeito a alterações ao longo do semestre.

10. Avaliação: 

Os critérios de avaliação estão explanados a seguir:
1. No início da disciplina o estudante elaborará em conjunto com o(a) orientador(a), um Plano de Trabalho (Formulário de Atividades Propostas, disponível no link https://ppgca.evz.ufg.br/p/19555-documentos-para-integracao-ensino-e-pesquisa), em que deve constar as atividades a serem desenvolvidas no âmbito de ensino, pesquisa e extensão. Após elaboração, o formulário deve ser enviado para o e-mail do docente coordenador da disciplina pelo orientador, com cópia para o discente/orientado, até a data estipulada no cronograma da disciplina;
2. Ao final da disciplina o discente deverá: (1) entregar pelo e-mail do docente coordenador da disciplina o Formulário de Atividades Desenvolvidas (disponível no link https://ppgca.evz.ufg.br/p/19555-documentos-para-integracao-ensino-e-pesquisa) até o prazo limite estipulado; (2) apresentar as atividades desenvolvidas de acordo como formulário, sendo a apresentação oral, mediante plataforma de videoconferência e em data preestabelecida;
3. Serão computadas 3 (três) frequências: (1) aula inaugural; (2) dia das apresentações parciais; (3) e dia das apresentações finais. A carga horária total da disciplina será de 32 horas;

11. Bibliografia Sugerida:

1. https://prpg.ufg.br/p/25454-estagio-docencia
2. Volpato GL (2007a) Bases Teóricas para Redação Científica. 1ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura
Acadêmica. Vinhedo, SP. Scripta Editora.
3. Volpato GL (2007b) Ciência: da Filosofia à Publicação. 5ª. Ed. São Paulo, SP. Cultura Acadêmica.
Vinhedo, SP. Scripta Editora.
4. Volpato GL (2006) Dicas para Redação Científica. 2ª. Ed. Bauru, SP. Joarte Gráfica e Editora.
5. Volpato GL (2003) Publicação Científica. 2ª Ed. Botucatu, SP. Tipomic Gráfica e Editora.
6. https://researcheracademy.elsevier.com/writing-research/writing-skills
7. https://www.elsevier.com/connect/11-steps-to-structuring-a-science-paper-editors-will-takeseriously