Produções Relevantes 2021-2024

Mise à Jour 24/07/24 14:46

2024

Livro publicado "Plantas tóxicas para ruminantes e equinos no cerrado e no Pantanal", a publicação deste material tem o objetivo de trazer informações atualizadas aos trabalhadores e produtores rurais sobre as principais plantas tóxicas do Cerrado e Pantanal que podem causar intoxicações em ruminantes e equinos. Os textos foram redigidos em tópicos a fim de facilitar a transferência dos conhecimentos entre a universidade e a comunidade. O presente material traz uma lista das principais plantas tóxicas de interesse pecuário para ruminantes e equinos. Em caso de dúvida e/ou suspeita de intoxicação, procure sempre o atendimento veterinário. Essa cartilha é fruto do esforço do Grupo de Estudos em Toxicologia Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás em parceria com pesquisadores das universidades: UNESP (Universidade Estadual Paulista, Botucatu), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UFJ (Universidade Federal de Jataí). Agradecemos especialmente ao Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UNESP Botucatu que incentivou e financiou a impressão e publicação do livro (1613/2024 /88881.974489/2024-01 PROEX /Programa de Excelência Acadêmica - Custeio).

Cartilha - Ciência Animal na Sociedade

Artigos em periódicos

FREITAS, Thais Miranda Silva ; DIAS, Juliana Moraes ; GUIMARÃES, LUANNA KIM PIRES ; PEIXOTO, Sáudio Vieira ; SILVA, RAYANNE HENRIQUE SANTANA DA ; BADR, Kareem Rady ; MOURA, MARIA IVETE ; CARMO, ADRIANA SANTANA DO ; LANDI, Vincenzo ; Fioravanti, Maria Clorinda Soares. Genomic Association between SNP Markers and Diseases in the -Curraleiro Pé-Duro- Cattle. Genes, v. 12, p. 806, 2021.

FERNANDES, Giovana de Godoy ; Pedrinha, Bruna ; LAINETTI, Patrícia de Faria ; Kobayashi, Priscila Emiko ; Govoni, Verônica Mollica ; LAUFER-AMORIM, Renée; Palmieri, Chiara ; DE MOURA, Veridiana Maria Brianezi Dignani ; ALVES, Carlos Eduardo Fonseca . Morphological and molecular characterization of proliferative inflammatory atrophy in canine prostatic samples. Cancers, v. 13, p. 1-17, 2021.

DUARTE, Francine Oliveira Souza ; DE PAULA, FERNANDA GOMES ; PRADO, Cristiano Sales; DOS SANTOS, RAPHAEL RODRIGUES ; MINAFRA-REZENDE, CÍNTIA SILVA ; GEBARA, Clarice ; LAGE, Moacir Evandro . Better fatty acids profile in fillets of Nile Tilapia (Oreochromis niloticus) supplemented with fish oil. AQUACULTURE, v. 534, p. 736241, 2021.

MARTINEZ, JUAN M. ; RODRIGUES, JUSCELINO; MARRETO, RICARDO N. ; MASCARIN, GABRIEL M. ; FERNANDES, ÉVERTON K. K. ; HUMBER, RICHARD A. ; LUZ, CHRISTIAN . Efficacy of focal applications of a mycoinsecticide to control Aedes aegypti in Central Brazil. APPLIED MICROBIOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, v. 105, p. 8703-8714, 2021.

ZALDÍVAR, YAMITZEL; HERNÁNDEZ, MICHELLE; DOMÍNGUEZ, LILLIAN; SAÉNZ, LISSETH; MONTILLA, SANTIAGO; DE ANTINORI, MARIA E. BARNETT; KRAWCZAK, FELIPE S; BERMÚDEZ, SERGIO. Isolation of in Rocky Mountain Spotted Fever Outbreak, Panama. EMERGING INFECTIOUS DISEASES (ONLINE), v. 27, p. 1245-1247, 2021.

KING, K.; TICIANI, E.; Sprícigo, J.F.W.; CARVALHO, M.R.; MION, B.; BERTOLINI, M.; CONTRERAS, G.A. RIBEIRO, E.S. Dynamics of lipid droplets in the endometrium and fatty acids and oxylipins in the uterine lumen, blood, and milk of lactating cows during diestrus. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 1, p. 1, 2021.