Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Objetivos

Atualizado em 14/12/16 14:09.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência Animal (PPGCA) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem por objetivos:

A capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados, para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento tecnológico, no campo da Ciência Animal, desenvolvendo suas ações em consonância com o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) que prevê para o período de 2011 a 2020, a estruturação das políticas de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A interiorização da pós-graduação no país, tendo em vista que o Estado de Goiás constitui importante elemento para transição e fortalecimento da pesquisa na região. Este é um dos únicos programas consolidados da região Centro-Oeste e o único do Estado de Goiás, além de servir de base para outros novos PPG’s, ou seja, nossos egressos de mestrado e doutorado hoje projetam em suas instituições a estrutura de novos programas a partir da experiência vivenciada no PPGCA.

A interação do corpo docente e discente com outros grupos de pesquisa do Brasil e exterior (universidades e institutos de pesquisa com excelência), com órgãos do governo (federal, estadual e municipal), iniciativa privada e com a sociedade, a favor do desenvolvimento do país. Salienta-se também a expressiva captação de recursos e implantação de laboratórios e infraestrutura para experimentação animal e a valorização do homem no contexto rural-sócio-econômico. Desta forma, tem-se formado um profissional diferenciado no mercado, comprometido com a saúde e a produção animal.

A melhoria na qualidade dos produtos gerados pelas suas pesquisas, maior visibilidade, maior número de publicações internacionais de impacto para a ciência brasileira, buscando ampliar a transferência de tecnologia e a proteção do conhecimento sensível, estimulando o registro de patentes e softwares, decorrentes das pesquisas dos estudantes de mestrado e doutorado.

Estimular o envolvimento dos docentes com a Iniciação Científica e Tecnológica, garantindo ao estudante da graduação a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, gerando desta forma, a melhora a qualidade dos candidatos a mestrado e doutorado, além de reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes na pós-graduação.

Instigar à captação de recursos em editais de pesquisa de veiculação internacional, nacional e regional, por parte dos pesquisadores, uma vez que esses recursos representam válvula propulsora para a modernização, tecnificação, e excelência científica das dissertações e teses desenvolvidas no PPGCA.

 

Listar Todas Voltar