Instagram

Admissão

Atualizado em 21/05/20 09:35.

De acordo com a resolução CEPEC/UFG Nº1403, a admissão ao PPGCA será efetuada após aprovação e classificação em processo seletivo. Será exigida titulação mínima de graduado para o Mestrado e de mestre para o Doutorado, em cursos reconhecidos pelo MEC, exceto nos casos excepcionais previstos no Regulamento. Excepcionalmente, estudantes cursando a graduação, dotados de extraordinária competência, poderão ser admitidos aos cursos de Mestrado, seguindo critérios estabelecidos no Regulamento Específico do Programa e com aprovação da CSPPG. Excepcionalmente, estudantes graduados, sem o título de mestre, poderão solicitar o ingresso direto ao Doutorado, desde que haja a aprovação da Coordenação do Programa, seguindo critérios estabelecidos no Regulamento Específico. Para estudantes estrangeiros, que não sejam residentes permanentes no Brasil e queiram estudar no País, não há necessidade de revalidação ou reconhecimento do título obtido no exterior para fins de inscrição no processo seletivo e acesso aos cursos de Pós-Graduação. O processo de seleção obedecerá às disposições contidas no Regulamento do Programa com critérios definidos em edital específico elaborado pela Comissão de Seleção e homologado pela Comissão Administrativa.

O aluno do Programa, do nível Mestrado, poderá passar para o Doutorado (fluxo contínuo) desde que a Coordenadoria aprove a sua solicitação mediante a análise de anteprojeto de tese e desempenho acadêmico.

Número de Vagas

A distribuição de vagas é feita pelo programa baseada em critérios específicos, como disponibilidade de orientação do corpo docente, número de bolsas disponíveis, número limite de alunos por orientador permanente ou colaboradores estabelecidos pela CAPES; número atualizado de alunos em prorrogação; produtividade baseada nos critérios da CAPES quanto à produção científica.

Duração do Curso

O curso de Mestrado tem duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses e o de Doutorado, mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (trinta e seis) meses. O aluno poderá solicitar prorrogação de prazo, em caráter excepcional definido em regulamento, para as providências finais de conclusão do produto final.

Número de Créditos

Os limites mínimos do número de créditos necessários à integralização do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal são de:

= 20 (vinte) créditos para o nível de Mestrado e

= 25 (vinte e cinco) créditos para o nível de Doutorado.

 Infraestrutura

O PPGCA faz parte da EVZ, localizando-se no Campus Samambaia da Regional Goiânia da UFG. A EVZ dispõe de uma área de 48 hectares destinada a pastagens e lavouras além de extensa área construída com edificações para a realização das atividades didáticas, de pesquisa e de extensão. São 26 salas de aulas, 29 laboratórios, um Hospital Veterinário e instalações para as seguintes especialidades de produção animal: confinamento (produção de bovinos de corte), aviário-escola (produção de frango de corte), fazenda escola (bovinocultura leiteira), caprinocultura, piscicultura, suinocultura, fábrica de ração e quatro currais. 

Afora desta estrutura, em 1986, a EVZ recebeu da União a Fazenda Tomé Pinto, com 120 hectares, sob a forma de cessão por tempo indeterminado. A Fazenda está localizada no município de São Francisco de Goiás e desde esta data foram concluídos 10 experimentos na Fazenda.

O PPGCA conta atualmente com uma secretaria, sala de reuniões e da coordenação, almoxarifado, copa e duas salas de aula para 40 estudantes cada, sala de informática e um auditório com capacidade para 90 pessoas. O PPGCA conta também com uma sala de estudos destinada aos pós graduandos com acesso à internet. A infraestrutura consolidada atende perfeitamente o universo de estudantes matriculados, com qualidade e conforto.

A lista de laboratórios multiusuários com seus respectivos coordenadores e regulamentos estão disponibilizados na página do Programa pra que o discente se inscreva para o uso dos locais. Estes laboratórios envolvem os ambulatórios do Hospital Veterinário, os galpões e canil de experimentação, o biotério, o laboratório de patologia clínica e o laboratório de cultivo celular. Além dos laboratórios existe à disposição dos participantes do PPGCA, o confinamento experimental de bovinos de corte da EVZ/UFG, sob a coordenação do professor Juliano José de Resende Fernandes, e os segmentos de avicultura, caprinocultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, que possuem uma significativa população de animais. 

Os alunos do PPGCA também tem à disposição o espaço do Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA). O CPA é referência regional e nacional em controle de qualidade microbiológica e físico-química de matérias-primas e produtos acabados destinados à alimentação humana e animal e, em capacitação de mão-de-obra e desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. Atualmente é composto por 5 unidades analíticas, as quais são: Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água (LMA), Laboratório de Qualidade do Leite (LQL), Laboratório de Biologia Molecular (LBM), Laboratório de Microbiologia (LMB) e Laboratório de Físico-Química (LFQ).

Os estudantes de graduação e pós-graduação dedicam parte de seu tempo para prover cuidados clínicos, cirúrgicos e sanitários a estes animais. Além disso, estes segmentos mantém relação com a comunidade universitária e comunidade externa por meio da comercialização de subprodutos (leite, carne, ovos) e ensinamentos sobre estas atividades dentro da cascata de produção agropecuária.