DS Capes - Imagem

CAPES abre Censo da Pós-Graduação 2025

Pós-graduandos, docentes e coordenadores devem preencher formulário até 26 de fevereiro de 2026

A CAPES divulgou o novo calendário do Censo da Pós-Graduação stricto sensu, ano-base 2025, que será realizado por meio de formulário eletrônico na Plataforma Sucupira. O preenchimento será obrigatório para todos os integrantes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), conforme determina a Portaria CAPES nº 326/2025 e a Instrução Normativa nº 4/2025.

O Censo será aberto em 3 de dezembro de 2025 e permanecerá disponível até 26 de fevereiro de 2026, abrangendo:

  • Pós-graduandos matriculados (mestrado e doutorado);

  • Docentes permanentes e colaboradores;

  • Pesquisadores em estágio pós-doutoral;

  • Coordenadores(as) de Programas de Pós-Graduação.

 

Datas:

27/11/2025 - Registro da base cadastral da Plataforma Sucupira;

03/12/2025 a 26/02/2026 - Abertura e Encerramento do Censo (preenchimento do formulário eletrôncio).

 

Importância do Censo

O Censo da Pós-Graduação é um levantamento anual e descentralizado destinado à produção de dados estatísticos que subsidiam as políticas públicas da pós-graduação no Brasil. As informações coletadas embasam planejamento, gestão, ações de fomento, análises de avaliação e tomadas de decisão pela CAPES e pelo MEC.

A responsabilidade pelo monitoramento do preenchimento é dos(as) coordenadores(as) de PPG, que devem garantir que todos os integrantes incluídos na base do sistema completem o formulário dentro do prazo.

Saiba mais sobre o censo.

Clique aqui para informações mais detalhadas sobre o censo. 

Clique aqui para conferir o Ofício Circular no 45/2025-DAV/CAPES que dispõe o novo calendário.

资源: PRPG/UFG

类别: Notícias Noticias EDITAL Novo edital Edital/editais

相关网址: https://prpg.ufg.br/n/capes-abre-censo-pos-graduacao