Ementa: Fundamentos de biologia molecular e diagnóstico molecular

Nome da disciplina: Fundamentos de biologia molecular e diagnóstico molecular

Responsável: Prof. Dr. Guilherme Rocha Lino de Souza

Carga horária: 48h

Semestre: 2o semestre (Terças e Quintas-feiras 08:30h as 11:30h)

Objetivos: Transmitir ao pós-graduando técnicas fundamentais de biologia molecular e capacitar o aluno para o planejamento do diagnóstico molecular aplicados à medicina veterinária.

Ementa: Propriedades dos ácidos nucleicos; organização do genoma, transcrição do DNA e tradução do RNA; fundamentos de engenharia genética - clonagem e expressão gênica; métodos básicos de manipulação de proteínas; reação em cadeia da polimerase e métodos afins; bancos de informações de sequências gênicas; planejamento e construção de iniciadores; otimização de ensaios de PCR; caracterização molecular de microrganismos.

Avaliação: Minitestes, apresentação de seminários, exercícios práticos.

Bibliografia:

NELSON, D.L.; COX, M.M. Lehninger – Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6a ed. Atmed. 2014.

SAMBROOK, J.; RUSSELL, D.W. Molecular Cloning – A Laboratory Manual, 4a ed. 3 vols. 2012.

FALEIROS, F.G.; ANDRADE, S.R.; REIS JÚNIOR, F.B. Biotecnologia: estado da arte e aplicações na agropecuária. Planaltina: Embrapa. 2011. 730 p

FLORIDA STATE UNIVERSITY. Primer design. [on line]. 2000. Disponível, http://www.bio.fsu.edu/seq-fac/PrimerDesign.html. [Capturado em 11 de julho de 2010].

BUSTIN, A.B. The PCR Revolution. New York: Cambridge University Press, New York, 2010. 307p.

PESTANA, E.; BELAK, S. et al. Early, rapid and sensitive veterinary molecular diagnostics - real time PCR applications. London: Springer. 2010. 310p.

ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P.. Molecular biology of the cell. 5 ed. New York: Garland Science. 2008. 3.786p.

ROBERTIS, E.D.P.; ROBERTIS Jr, E.M.F. Bases da biologia celular e molecular. 4 ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2006. 389p

LODISH; BERK; MATSUDAIRA et al. Molecular cell biology. 6 ed. New York: W. H. Freeman. 2007.973p. LODISH, H. et al. Biologia celular e molecular. 5. ed.- Porto Alegre : Artmed, 2005. 1054p.